sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q482113 | Administração Geral e Pública
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2026
Órgao: SEFAZ PR - Secretaria de Fazenda do Estado do Paraná
Cargo: Agente Fazendário

A-+=
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A administração pública contemporânea enfrenta o desafio de integrar ferramentas tradicionais de planejamento à nova realidade da transformação digital. Nesse contexto, uma gestão orientada por resultados exige que o planejamento estratégico deixe de ser um documento estático e torne-se um processo dinâmico, de modo a operacionalizar a accountability e institucionalizar a inovação como pilares da geração de valor público.

Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.

1 Descreva a aplicação da análise SWOT como ferramenta de diagnóstico para identificação de capacidades internas e desafios externos na implementação de estratégias de GovTech. [valor: 5,25 pontos]

2 Correlacione a governança digital e o princípio da accountability, destacando o papel da transparência de dados para o controle social. [valor: 5,00 pontos]

3 Discorra sobre o impacto do design thinking na fase de planejamento para a construção de soluções que gerem valor público. [valor: 4,00 pontos]

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaAdministração Geral e Pública
BancaCebraspe (Cespe)

Situação-problema

Um município de médio porte instituiu, por decreto, mecanismos de participação social voltados à formulação e ao acompanhamento de políticas públicas nas áreas de mobilidade urbana e desenvolvimento econômico local. Entre os instrumentos previstos estão audiências públicas, consultas online e um conselho municipal com representação do poder público e da sociedade civil.

Apesar da formalização desses espaços participativos, avaliações internas e manifestações da população indicam que os processos têm produzido resultados limitados. As audiências públicas apresentam baixa participação social e predominância de atores já organizados; as contribuições recebidas nas consultas di…

Situação-problema

Em 2025, o Estado fictício de Serra Azul iniciou um amplo programa de modernização administrativa após sucessivas críticas do Tribunal de Contas e da sociedade civil sobre a baixa qualidade dos serviços públicos. Um relatório de auditoria operacional revelou que o tempo médio de atendimento para emissão de licenças empresariais era de 142 dias, enquanto a média nacional era de 35 dias.

Na saúde, apenas 58% das consultas especializadas eram realizadas dentro do prazo recomendado, e o índice de satisfação dos usuários dos serviços públicos era de 41%, segundo pesquisa estadual. Ao mesmo tempo, as despesas com pessoal representavam 52% da receita corrente líquida, limitand…

Em 2021, a Secretaria Estadual de Saúde do Estado Alfa foi responsável por coordenar a campanha de vacinação contra a COVID-19 em parceria com 120 municípios, hospitais públicos e privados, universidades, organizações sociais e o Ministério da Saúde.

Apesar da disponibilidade de vacinas e da estrutura logística existente, a campanha apresentou resultados abaixo do esperado nos primeiros meses. Um diagnóstico institucional identificou diversos problemas relacionados à comunicação e à articulação em rede:

  • Municípios passaram a divulgar calendários de vacinação diferentes do plano estadual, gerando confusão na população.
  • O sistema estadual de informação não estava integrado aos sistemas munici…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários