Texto I
A criação da Embrapa introduziu um novo fator institucional na pesquisa agropecuária no Brasil. Com capacidade própria, a empresa desenvolveu tecnologias apropriadas e estimulou a criação de universidades dedicadas à agricultura. Dois fatores devem ser observados: a abertura à informação internacional sobre a Revolução Verde e a inserção da Embrapa no próprio Ministério da Agricultura, fornecendo a base necessária para a disseminação dos seus resultados de pesquisa. Assim, o combate ao iminente problema de desabastecimento tornou-se uma política de Estado com foco nos resultados de longo prazo. Os conhecimentos gerados pela pesquisa puderam ser testados e multiplicados pelas atividades de extensão, por meio da conscientização e da educação dos produtores rurais.
Adaptado de FISHLOW, Albert; VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro.
Agriculture and industry in Brazil: innovation and competitiveness. New York: Columbia Press, 2020.
Texto II
O Brasil investiu na criação de instituições competentes voltadas para a pesquisa biológica e agronômica, impulsionado pela necessidade de tornar produtivas as terras do Cerrado, na região Centro-Oeste, antes consideradas inadequadas para a agricultura, mas cuja exploração foi essencial para o aumento da produção agrícola e pecuária. Pesquisas genéticas, biológicas e agronômicas têm uma nítida característica de bem público, sendo predominantemente conduzidas por instituições governamentais e por universidades, justamente as maiores responsáveis pelo crescimento da agricultura brasileira. O desenvolvimento econômico requer instituições que permitam o aumento da produtividade, e o Brasil é um exemplo de sucesso nesse campo.
Adaptado de PASTORE, Affonso Celso. Erros do passado, soluções para o futuro: a herança das políticas econômicas brasileiras do século
XX. São Paulo: Portfolio-Pemguin, 2021.
O sucesso da agricultura brasileira não deve ser visto em oposição ao da indústria, mas como parte de um processo de integração entre os dois setores. O modelo nacional de pesquisa agropecuária assimilou conhecimentos externos e os aplicou ao contexto local. Assim, foram desenvolvidas instituições capazes de superar as limitações naturais – como as relacionadas aos fatores de terra e clima –, gerando variedades com maiores rendimentos por área e ganhos contínuos de produtividade do trabalho.
Com base nessas observações sobre o setor agropecuário brasileiro e a formação do seu sistema nacional de inovação, consolidado ao longo de mais de meio século,
▪ explique o papel da extensão rural na disseminação do conhecimento técnico e científico entre os produtores;
▪ caracterize a pesquisa agropecuária, com destaque para a criação da Embrapa e a formação do sistema nacional de pesquisa agropecuária;
▪ apresente duas parcerias público-privadas e o modelo de hélice tripla, como mecanismos de inovação e integração entre governo, universidades e setor produtivo.
Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Situação hipotética:
O município fictício de Santa Aurora, localizado no semiárido nordestino, apresentou nos últimos anos significativa redução da renda per capita e aumento da informalidade após o fechamento de pequenas indústrias locais. Segundo dados do Cadastro Único, cerca de 48% das famílias encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza. Em 2023, com a reestruturação do Programa Bolsa Família (PBF), o município ampliou o número de beneficiários, alcançando 12.500 famílias, com valores variáveis conforme composição familiar e presença de crianças e gestantes.
Apesar do impacto positivo inicial, a gestão municipal enfrenta dificuldades: inconsistências no preenchimento do CadÚn…
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), reorganizada pela Lei Complementar nº 1.419/2024, representa o órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, responsável por fortalecer a governança, a transparência e a integridade na administração pública direta e autárquica. Seu papel abrange desde a prevenção e apuração de irregularidades até a promoção de mecanismos de integridade e ética pública.
Recentemente, a CGE-SP instaurou um Plano Integrado de Integridade e Ética Pública destinado a uniformizar práticas preventivas de corrupção e conflitos de interesse em todas as secretarias estaduais. O plano prevê a integração de diversos sistemas estruturantes…



