Texto I
Os perfis do CanalGov, institucionais do governo, aparecem em primeiro lugar na plataforma Tik Tok, em segundo lugar no X, antigo Twitter, e em quarto lugar no YouTube. O sucesso do CanalGov se deve ao aproveitamento da receptividade da rede a vídeos com conteúdos explicativos sobre políticas públicas. Esses vídeos, muitas vezes em resposta a perguntas dos próprios usuários, geram interação ao esclarecer dúvidas e promover discussões, o que aumenta o alcance por meio de marcações e compartilhamentos. É cada vez maior o número de pessoas que se informa pelas redes sociais e a comunicação pública precisa se adequar a esse novo contexto.
Adaptado de AGÊNCIA GOV. TV Brasil e Canal Gov se destacam como instituições federais com maior engajamento nas redes.
Agência Gov, 24 nov. 2024. in: https://agenciagov.ebc.com.br.
O uso de memes, conteúdos humorísticos e de linguagens mais informais – como vídeos de “gatinhos” ou formatos “fofos” – tem sido adotado em perfis institucionais de órgãos governamentais para aproximar temas técnicos, como o sistema tributário e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), do público em geral e ampliar o engajamento nas redes sociais.
Com base nos princípios da comunicação pública digital, da linguagem simples e da ética comunicacional,
▪ identifique dois riscos éticos ou institucionais relacionados ao uso de formatos informais e meméticos na comunicação governamental, especialmente no que se refere à credibilidade e à imagem das instituições;
▪ apresente uma estratégia de comunicação de um órgão público federal voltada à população jovem1 sobre temas sensíveis – como combate à desinformação e o acesso a políticas públicas –, que integre a produção de conteúdo digital acessível e atrativo (mídias sociais e plataformas digitais) à promoção da transparência e da participação social na comunicação institucional (portais oficiais, campanhas e escuta cidadã);
▪ justifique de que modo a estratégia proposta pode fortalecer a governança pública, a transparência e a confiança social, destacando a pertinência e a viabilidade das ações sugeridas.
Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.
¹ Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população jovem corresponde ao grupo de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, conforme os parâmetros da Política Nacional de Juventude (Lei nº 11.129/2005) e das publicações demográficas oficiais do Instituto, como a PNAD Contínua e o Panorama Social da Juventude (IBGE, 2023).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A criação da Embrapa introduziu um novo fator institucional na pesquisa agropecuária no Brasil. Com capacidade própria, a empresa desenvolveu tecnologias apropriadas e estimulou a criação de universidades dedicadas à agricultura. Dois fatores devem ser observados: a abertura à informação internacional sobre a Revolução Verde e a inserção da Embrapa no próprio Ministério da Agricultura, fornecendo a base necessária para a disseminação dos seus resultados de pesquisa. Assim, o combate ao iminente problema de desabastecimento tornou-se uma política de Estado com foco nos resultados de longo prazo. Os conhecimentos gerados pela pesquisa puderam ser testados e multiplicados pelas atividad…
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), reorganizada pela Lei Complementar nº 1.419/2024, representa o órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, responsável por fortalecer a governança, a transparência e a integridade na administração pública direta e autárquica. Seu papel abrange desde a prevenção e apuração de irregularidades até a promoção de mecanismos de integridade e ética pública.
Recentemente, a CGE-SP instaurou um Plano Integrado de Integridade e Ética Pública destinado a uniformizar práticas preventivas de corrupção e conflitos de interesse em todas as secretarias estaduais. O plano prevê a integração de diversos sistemas estruturantes…
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…



