Texto I
A lei do novo Marco Legal do Saneamento Básico estabelece que todas as localidades brasileiras devem atender a 99% da população com abastecimento de água e 90% com esgotamento sanitário até 2033. Uma das mudanças do Marco Legal é que ele facilitou a privatização das empresas estatais que prestam esse tipo de serviço, em um contexto, como o brasileiro, em que o saneamento básico “é complexo e multifacetado”.
Adaptado de https://agenciabrasil.ebc.com.br
Texto II

Os projetos de infraestrutura urbana de saneamento básico são instrumentos essenciais para garantir condições adequadas de saúde pública, qualidade ambiental e desenvolvimento urbano sustentável. A integração entre as políticas de saneamento e de habitação é indispensável para a efetivação do direito à moradia digna e à cidade sustentável. No Brasil, estabelecem-se diretrizes nacionais para o saneamento básico, definindo princípios, objetivos e responsabilidades dos entes federativos. Essas diretrizes dialogam diretamente com os princípios das políticas nacionais de habitação, como a função social da cidade, a equidade no acesso à infraestrutura e a sustentabilidade ambiental dos territórios urbanos.
Com base na legislação vigente e nos princípios que orientam a política nacional de saneamento básico,
▪ descreva três funções de um projeto de esgotamento sanitário, explicando aspectos sociais a serem observados em cada uma delas, e os aspectos técnicos a serem atendidos por seus componentes;
▪ identifique as duas regiões brasileiras que, segundo os planos e as metas nacionais, necessitam do maior crescimento percentual da população atendida para alcançar a universalização do saneamento até 2033;
▪ apresente três formas de prestação dos serviços de saneamento básico para o atendimento dessas metas, relacionando-as aos princípios e às diretrizes da Lei nº 11.445/2007, no que se refere à viabilidade econômica e à sustentabilidade da prestação dos serviços.
Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A execução de obras públicas deve observar os princípios da sustentabilidade ambiental, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021, que impõe à Administração o dever de adotar práticas que reduzam impactos e garantam o uso racional dos recursos naturais. Nesse contexto, o gerenciamento adequado dos resíduos de construção e demolição (RCD) é essencial para a proteção ambiental e para o cumprimento das obrigações legais.
Com base na Lei nº 14.133/2021 e na Lei nº 12.305/2010, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Explique a importância da gestão sustentável dos resíduos de construção e demolição nas obras públicas, destacando seus impactos ambien…
Texto I
Lei nº 10098/2000, Art. 2º: I – Acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida; II – Barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de …
“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”
https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/composta-mais/brasil-produz-80-milhoes-toneladas-de-residuos-solidos-todos-os-anos/
O descarte de todo esse volume gerado é desafiador. Por esse motivo, fora instituído o Plano Nacional de Recursos Sólidos, a fim de ameni…



