sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q469436 | TI - Inteligência Artificial
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Órgao: CNU - Concurso Nacional Unificado
Cargo: Bloco Temático 3 - Ciência, Dados e Tecnologia

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Texto I

A economista Carlota Pérez, em “Revoluções tecnológicas e capital financeiro” (2022), analisou a interação entre as mudanças tecnológicas, econômicas e políticas e suas relações com o capital financeiro. Segundo o seu modelo, primeiro ocorre a fase de instalação, no qual novos produtos e tecnologias, incentivados pelo capital financeiro, mostram seu potencial e penetram no mundo governado pelo paradigma anterior — esse é o tempo da tecnologia.

Depois, vem o frenesi. Nessa fase, o capital financeiro se sobrepõe ao funcionamento de todo o sistema produtivo. A economia monetária desvincula-se da economia real, as finanças desvinculam-se da produção e o fosso entre as forças da economia e o quadro regulatório aprofunda-se, tornando esse último impotente. É uma época de contrastes: de um lado, a emergência de novos milionários; de outro, o aumento da exclusão social. O frenesi é também uma fase marcada pela especulação, pela corrupção e pela exaltação ostensiva da riqueza, bem como pela intensa exploração de todas as possibilidades abertas pela revolução tecnológica, o que estimula uma espécie de economia de apostas e inflaciona os ativos no mercado de ações, criando a ilusão de uma multiplicação milagrosa da riqueza. Nesse contexto, a confiança nos “gênios financeiros” cresce, enquanto as tentativas de regulamentação são vistas como entraves ao caminho para uma sociedade bem-sucedida. O frenesi culmina, assim, na formação de uma bolha financeira.

Em seguida, há o ponto de inflexão, no qual se busca restabelecer o equilíbrio entre os interesses individuais e coletivos, geralmente por meio de intervenções regulatórias do Estado.

A partir desse momento, todas as condições favorecem a produção e o florescimento do novo paradigma, que agora é dominante. Esse é o tempo da produção, uma vez que as externalidades básicas para a construção da revolução tecnológica – especialmente a infraestrutura – foram implantadas durante o frenesi e, agora, suportam uma expansão dinâmica pautada em um modo de crescimento baseado na coesão social e no florescimento das ideias de confiança.

Adaptado de PEREZ, Carlota. Technological Revolutions and Financial Capital. Massachusetts: Edward Elgar Publishing, 2002.

Texto II

Desde o lançamento do ChatGPT, em 2022, o valor do mercado acionário dos Estados Unidos aumentou em US$ 21 trilhões. Apenas dez empresas – incluindo Amazon, Broadcom e Nvidia – são responsáveis por 55% desse crescimento. Todas se beneficiaram com o entusiasmo pela inteligência artificial (IA). O próprio Larry Ellison, fundador da Oracle, tornou-se, brevemente, o homem mais rico do mundo, depois que o entusiasmo pela IA fez com que o preço das ações da Oracle, sua empresa, disparassem. No primeiro semestre do ano, o boom de investimentos em tecnologia da informação foi o principal responsável pelo crescimento do PIB norte-americano; e, no acumulado do ano, um terço de todo o capital de risco investido no Ocidente foi destinado a empresas de IA. Contudo, um levantamento recente concluiu que as receitas até o momento têm sido “decepcionantes”. Embora as receitas estejam crescendo, elas ainda constituem uma fração minúscula dos investimentos que tem sido realizados. Não é de admirar que, cada vez mais pessoas, estejam se perguntando se o investimento em IA se tornou irracionalmente exuberante.

Adaptado de What if the AI stockmarket blows up? in: https://www.economist.com/finance-and-economics/2025/09/07.

Texto III

A inovação tecnológica tem historicamente remodelado a demanda por habilidades, reconfigurado estruturas ocupacionais e gerado novos empregos e ganhos de produtividade, ao mesmo tempo em que tornou alguns empregos obsoletos e aumentou os riscos de deslocamento. Os rápidos avanços e a proliferação da inteligência artificial (IA), particularmente da IA generativa (GenAI), e a digitalização irão remodelar significativamente os mercados de trabalho. Esse processo tende a ser acompanhado por uma diminuição na participação da renda do trabalho e pelo aumento das desigualdades. Ao contrário das ondas anteriores de automação, que afetaram principalmente tarefas rotineiras ou manuais, a GenAI demonstra capacidade de executar funções cognitivas complexas e não rotineiras que antes eram consideradas domínios exclusivamente humanos. A capacidade de aproveitar esses avanços não está distribuída de maneira uniforme, com uma significativa exclusão digital persistindo entre economias avançadas e economias em desenvolvimento e entre diferentes extratos da sociedade. Essa exclusão, decorrente de disparidades na infraestrutura digital, habilidades, acessibilidade e estruturas políticas de apoio, influencia significativamente a forma como a sociedade pode se envolver, adotar e se beneficiar da IA.

Adaptado de Artificial intelligence adoption and its impact on jobs. Organização Internacional do Trabalho, G20 Technical Paper, Maio 2025.

Sobre as relações entre o avanço das novas tecnologias e suas repercussões econômicas e sociais,

▪ apresente duas características da fase frenesi que estão presentes no atual momento de entusiasmo com a IA;

▪ cite e caracterize um impacto da expansão acelerada da IA sobre o mundo do trabalho;

▪ descreva uma política pública ou medida regulatória capaz de mitigar os efeitos negativos decorrentes dos avanços da IA.

Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaTI - Inteligência Artificial
BancaFGV

Definição

Segundo a Resolução 3.380 do Conselho Monetário Nacional, considera-se risco operacional “a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos“. Esta definição inclui o risco legal, que é o risco associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão do descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.

Auditoria

Para se prevenir de perdas futuras decorrentes de risco operacional, a equipe de auditoria e controle interno de uma instituição finance…

Segundo a Resolução 3.380 do Conselho Monetário Nacional, considera-se risco operacional “a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos“. Esta definição inclui o risco legal, que é o risco associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão do descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.

Auditoria

Para se prevenir de perdas futuras decorrentes de risco operacional, a equipe de auditoria e controle interno de uma instituição financeira realiz…

Rumo Futuro: Como a Globo usa IA generativa para transformar a indústria de mídia

De olho na evolução das TVs conectadas, o conglomerado de mídia está avançando em direção à hiperpersonalização

Silenciosamente, a Globo está usando os mais recentes avanços em tecnologia para transformar partes fundamentais do seu negócio. Nos últimos meses, o conglomerado tem intensificado o uso avançado de ferramentas como inteligência artificial (IA) para a amplificação da capacidade criativa de seus profissionais e o aumento de eficiência na entrega de publicidade.

Em conversa com Rumo Futuro, o diretor de estratégia e tecnologia da Globo, Raymundo Barros, detalhou os projetos que a empresa tem conduzido n…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários