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Ano
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Q468951 | Direito Penal e Direito Internacional Público e Privado
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Órgao: CNU - Concurso Nacional Unificado
Cargo: Analista

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Uma grave crise internacional entre os países hipotéticos Alfa, Beta, Delta e Sigma, localizados na mesma região, vem despertando amplos debates sobre o Sistema de Governança Global e o Direito Internacional Público e Humanitário.

O país Alfa, com o apoio político declarado de cinco membros permanentes e dois não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), iniciou uma invasão militar ao território do país Delta, alegando razões estratégicas. A operação foi conduzida de modo organizado pelas forças armadas de Alfa, com operações direcionadas a objetivos militares previamente estabelecidos e sem registro de danos excessivos.

Em resposta, o Estado Delta, mobilizou suas forças armadas para se defender. Entretanto, com o decorrer do confronto, passou a conduzir ataques sem distinguir a população civil e os combatentes e sem avaliar a proporcionalidade entre vantagens militares e danos civis, justificando tais medidas como estratégias defensivas necessárias.

Paralelamente, o Presidente do país Sigma, aproveitando-se da instabilidade regional, determinou, dentro do seu próprio território políticas sistemáticas de perseguição, segregação, expulsão em massa e execuções seletivas contra parcela considerável de seus próprios cidadãos, pertencentes a um grupo étnico-religioso historicamente vinculado ao Estado Beta, seu maior rival na região. Tais políticas visavam à segregação do grupo, não à sua destruição.

Com base na situação hipotética e à luz dos princípios do Direito Internacional Público e Humanitário, bem como dos mecanismos previstos na Carta da Organização das Nações Unidas (ONU), no Estatuto de Roma e em outros instrumentos internacionais pertinentes,

  • avalie se as ações dos Estados Alfa e Delta configuram violações ao jus ad bellum e justifique a sua resposta;
  • examine se as condutas de Alfa e Delta violam o jus in bello e fundamente a sua resposta;
  • avalie a possibilidade de responsabilização do Estado Sigma e de seu Presidente perante o Tribunal Penal Internacional(TPI), indicando a natureza jurídica dos atos praticados e o tipo de crime configurado.

Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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