O Município Beta concluiu recentemente a revitalização da nova Praça Central, incluindo áreas de convivência, brinquedos infantis, estacionamentos e rampas de acesso. Após a inauguração, entidades representativas de pessoas com deficiência registraram reclamações na Ouvidoria municipal indicando a ausência de brinquedos adaptados, a inexistência de piso tátil de alerta em áreas de risco e a localização inadequada das vagas reservadas para pessoas com deficiência, situadas em ponto distante dos acessos principais.
Em ação fiscal rotineira, o Agente Fiscal de Posturas realizou vistoria no local e constatou que diversos equipamentos instalados não atendem às normas básicas de acessibilidade previstas na legislação federal, especialmente quanto à eliminação de barreiras urbanísticas, arquitetônicas e comunicacionais. O superior hierárquico, então, solicitou relatório técnico contendo análise normativa dos critérios de acessibilidade aplicáveis ao caso e das providências administrativas cabíveis.
Considerando a situação narrada e a Lei nº 10.098/2000, responda, de forma fundamentada:
- Quais são os conceitos legais de acessibilidade, barreiras, pessoa com deficiência e pessoa com mobilidade reduzida, e como tais definições se relacionam com a atuação fiscalizatória do Agente Fiscal de Posturas na situação narrada?
- Quais são as principais exigências mínimas de acessibilidade aplicáveis ao planejamento, execução e adaptação de vias, parques e equipamentos de uso público, especialmente no que se refere a brinquedos, banheiros públicos e vagas reservadas, e de que forma essas exigências orientam a análise da Praça Central?
- Como a legislação disciplina a acessibilidade na comunicação e na informação, incluindo as medidas de fomento e as ajudas técnicas destinadas a pessoas com deficiência sensorial e com necessidades complexas de comunicação, e quais reflexos esses comandos possuem na fiscalização de posturas de espaços públicos como a Praça Central?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No quinto dia útil do mês, uma agência bancária localizada no Município de São José do Rio Preto registrou intenso movimento de usuários em razão do pagamento de benefícios e obrigações financeiras. Um usuário retirou senha às 10h05min e somente foi atendido às 10h55min, permanecendo em fila por aproximadamente 50 minutos. Ao formalizar reclamação, constatou-se que a agência não entregava ao usuário a via da senha contendo os horários de chegada e de atendimento, nem mantinha afixadas, em local visível, informações sobre o tempo máximo de atendimento previsto na legislação municipal.
Com base na situação apresentada e na Lei Municipal nº 9.428/2005, responda, de forma fundamentada:
- A condut…
Em determinado Município, um empreendedor protocolou pedido de aprovação de projeto para implantação de empreendimento imobiliário em área situada no perímetro urbano de São José do Rio Preto. A área pretendida está classificada como Macrozona de Expansão Urbana, apresenta vazios urbanos e limitações ambientais relacionadas à infraestrutura existente. Durante a análise administrativa, o órgão municipal competente avaliou a compatibilidade do projeto com as diretrizes do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, especialmente quanto ao ordenamento territorial, à função social da propriedade urbana e aos instrumentos de política urbana previstos na legislação municipal e federal aplicável.
Pardal, Fiscal Municipal de Posturas do Município de São Paulo, foi encarregado de fiscalizar as bancas de jornal e revistas do centro da capital paulista.
Durante sua fiscalização, deparou-se com uma banca de jornal, localizada em frente à porta da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A banca possuía cor amarela, seguindo o padrão das construções lindeiras, tinha 3 metros de largura e 5 de comprimento, construída em uma calçada de 4 metros.
A atividades da banca incluíam a venda de jornais, revistas, livros culturais, guias e mapas álbuns e figurinhas etc. Ademais, eram expostas publicações na parte externa da banca, na altura de 1,50 metro. O relato era de que a banca funcionava 7 horas…



