A importância da ética na pesquisa
Há várias razões pelas quais é necessário seguir as normas básicas de conduta científica durante a pesquisa acadêmica. A credibilidade da comunidade científica e a percepção do público para julgar e aceitar novos resultados dependem fortemente da autenticidade dos resultados publicados. É especialmente importante fazer uma distinção clara entre conduta aceitável e inaceitável, especialmente quando seres humanos ou animais estão envolvidos em um estudo. Dada a natureza competitiva da pesquisa, tornou-se cada vez mais desafiador para os cientistas relatar uma pesquisa única e pioneira. No entanto, a prática de divulgar dados incorretos e resultados científicos falsos continua a ser seguida por alguns membros da comunidade de pesquisa.
A realidade da ética em pesquisa
O exemplo mais notável de como a má conduta de pesquisa pode destruir a vida das pessoas é o caso de Paolo Macchiarini, um cirurgião que ficou famoso por um suposto avanço médico que prometia revolucionar o transplante de órgãos. O cientista italiano usou andaimes sintéticos semeados com células-tronco dos pacientes para criar transplantes de traqueia. No entanto, descobriu-se que seus experimentos com seres humanos não tinham uma base sólida de pesquisa pré-clínica. Pelo menos 7 dos 9 que receberam o tratamento morreram.
Várias investigações mostraram que Macchiarini manipulou alguns dos dados em suas publicações científicas e relatórios, omitindo ou mesmo falsificando resultados para fazer seus tratamentos parecerem mais bem-sucedidos. Houve também críticas severas em relação à tomada de decisão em torno de todas as operações. No final, o escândalo levou à demissão de Macchiarini e de várias autoridades do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia (o antigo empregador de Macchiarini).
Disponível em: https://biblio.direito.ufmg.br/a-importancia-da-etica-na-pesquisa/
Considerando a temática da ética na pesquisa e, com base no texto motivador, responda:
- De acordo com a doutrina, qual a importância da ética na pesquisa aplicada às políticas públicas e por qual razão ela assume um caráter social e institucional?
- Na articulação ente universidade, sociedade e Estado, como a ética pode interferir na construção do conhecimento?
- No Brasil, como se dá a observância ética nas pesquisas envolvendo seres humanos?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Segundo documento de avaliação de políticas públicas do Governo Federal:
“Indicadores são dados que possibilitam desde acompanhar o andamento até medir o cumprimento dos objetivos de uma política. Eles se referem à quantidade, à qualidade, ao cronograma e aos custos observados comparativamente. Uma vez fixados durante a elaboração ex ante, por meio de um modelo lógico, os indicadores definem quais dados devem ser coletados para que se possa realizar o acompanhamento da implementação e a avaliação sobre a obtenção ou não dos resultados esperados.
É importante que se estabeleçam indicadores suficientes para a verificação de todos os níveis de objetivos do programa, podendo ser necessário mais …
A avaliação de impacto de políticas públicas e programas sociais representa um dos maiores desafios para gestores públicos, dada a complexidade de definir e alcançar objetivos coletivos. Esse processo exige a formulação cuidadosa de objetivos, a agregação de preferências individuais e uma extensa coleta de informações, além de reflexão e consulta pública. Objetivos coletivos, uma vez estabelecidos, são formalizados em legislações ou contratos sociais, e programas sociais são criados para induzir as mudanças desejadas, seguindo-se uma teoria de mudança que visa garantir que os benefícios superem os custos.
A eficácia desses programas não se mede apenas pela entrega de produtos, mas também por…
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…



