Em setembro de 2023, determinado deputado estadual apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em desfavor do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos:
Fato 1: a ALMG teria extrapolado o limite de alerta de 90% da despesa total com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em razão de estar calculando de forma irregular a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a ALMG deixou de remeter e de disponibilizar ao TCE-MG, para fins de registro, os atos de admissão e de aposentadoria de seus servidores públicos efetivos, nomeados e inativados no período de 2015 a 2017.
Antes de analisar o conhecimento e o mérito da representação, o TCE-MG promoveu a audiência da autoridade responsável, para que apresentasse defesa no prazo legal. A autoridade confirmou os fatos relatados, porém sustentou a legalidade das condutas, apresentando argumentos jurídicos contrários aos do autor da representação.
Considerando a situação hipotética descrita e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), elabore um texto dissertativo, em linguagem técnico-jurídica e formal, abordando a legalidade ou não, total ou parcial, das condutas descritas nos fatos 1 e 2.
Em seu texto, analise criticamente os seguintes aspectos:
- a classificação orçamentária da despesa com pessoal, segundo a natureza econômica, e a sua razão de ser, conforme a Lei nº 4.320/1964;
- as competências específicas dos Tribunais de Contas no controle do limite legal da despesa com pessoal, à luz da Constituição Federal e da Lei de Responsabilidade Fiscal;
- a finalidade do registro dos atos de admissão e aposentadoria de pessoal perante o Tribunal de Contas;
- a consequência jurídica do decurso do prazo de cinco anos para o exercício dessa competência pelo TCE-MG, bem como sua aplicação ou não no caso em tela.
Ao final, apresente uma conclusão fundamentada, indicando as eventuais providências que poderiam ser adotadas pelo TCE-MG no âmbito de suas competências constitucionais e legais.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Aos 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, pode-se afirmar que os tribunais de contas não apenas se adaptaram às novas exigências, como se tornaram protagonistas na consolidação dos princípios da responsabilidade fiscal no país. Se, por um lado, a legislação trouxe desafios aos gestores públicos, por outro, criou uma cultura de planejamento e transparência que é imprescindível para a boa governança.
Edilson Silva. A atuação dos tribunais de contas nestes 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Internet: <atricon.org.br> (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca das atribuições dos tribunais…
O ciclo orçamentário representa o processo contínuo e integrado de planejamento, execução, controle e avaliação das finanças públicas, assegurando a transparência e a responsabilidade na gestão fiscal. No âmbito estadual, esse processo é regido pela Constituição Federal, pela Lei nº 4.320/1964 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000).
Tendo como base o texto motivador, elabore um parecer, no qual aborde os seguintes tópicos:
- explique detalhadamente as etapas do ciclo orçamentário, desde a elaboração da proposta até a aprovação da lei orçamentária, evidenciando o papel de cada Poder nessa fase. [valor: 19,00 pontos]
- descreva os estágios da execução orçamentária e financeira das…
Na elaboração do projeto de lei orçamentária anual (LOA) para o exercício financeiro X, o órgão orçamentário Y do Poder Executivo federal, no exercício de suas competências institucionais, identificou os seguintes eventos e necessidades:
I a União receberá o montante de R$ 12 bilhões como pagamento de outorgas pela concessão de rodovias federais;
II a proposta orçamentária encaminhada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) extrapolou os limites estipulados na lei de diretrizes orçamentárias (LDO);
III deverá ser consignada para a empresa estatal independente W a dotação orçamentária de R$ 3 bilhões, destinada a despesas de custeio;
Considerando a situação hipotética apresentad…



