Determinado órgão, integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP), do Poder Executivo Federal, teve um dos seus processos de contratação auditados por órgão de controle competente. No relatório de auditoria desse órgão, foram destacados os aspectos abaixo:
I. objeto de contratação delegando à contratada gestão da segurança da informação do órgão;
II. objeto de contratação incluindo duas soluções de TI em um único contrato, sendo uma delas para suporte técnico aos processos de planejamento das soluções de TI sob supervisão de servidores do órgão;
III. contratação de objeto sem que o órgão possua planejamento estratégico formalmente documentado;
IV. cláusulas contratuais que estabelecem vedação de vínculo de subordinação com funcionários da contratada.
Considerando os quatro achados listados, produza um parecer técnico na qual você analise a conformidade de cada item com a legislação vigente (Lei nº 14.133/2021, Instrução Normativa SISP, entre outras), avalie os riscos para a governança de TI e proponha, quando pertinente, medidas corretivas ou preventivas para situações semelhantes.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um órgão da Administração Pública decidiu modernizar o acompanhamento dos contratos administrativos por meio da implantação de um Sistema Integrado de Gestão de Contratos (SIGC), capaz de centralizar informações, automatizar prazos e gerar alertas sobre vigências, fiscalizações e renovações.
A iniciativa nasceu a partir de auditorias internas que apontaram riscos de perdas financeiras e falhas de governança devido à descentralização dos controles em planilhas locais. Diante disso, a Secretaria de Administração foi designada como unidade patrocinadora do projeto, e o setor de Tecnologia da Informação ficou responsável por desenvolver o sistema internamente.
Durante a execução do projeto, vári…
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…
Em 202x, um órgão regulador iniciou uma série de mudanças regulatórias que possibilitam a minimização de fraudes virtuais com a implementação de sistemas virtuais. A entrada desses sistemas em operação reduziu o tempo de espera para acesso a serviços críticos para a população. Com objetivo de aumentar a eficiência das campanhas de marketing direcionado para difundir conhecimento a respeito dos novos sistemas, foi descrita a implementação de um projeto de mineração de dados, baseado na metodologia CRISP-DM, a partir de dados obtidos de uma campanha de marketing.
Considerando as informações apresentadas no texto, redija texto dissertativo abordando a estrutura do CRISP-DM, destacando os objeti…



