O processo de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas gera dados e informações necessários para a verificação do desempenho dessas políticas, viabilizando a realização de ajustes ao longo de sua implementação.
Entende-se por acompanhamento/monitoramento o exame contínuo dos processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. Nessa fase, geralmente se utilizam informações mais simples e imediatas sobre a operação e os efeitos de determinada política.
Já a avaliação envolve julgamento, valoração e mensuração da política, para melhorar os processos decisórios e ajustar as linhas de intervenção. Lida com informações mais profundas e detalhadas sobre o funcionamento e os efeitos de determinada política. Para o plano de avaliação, devem ser detalhadas quais análises são planejadas após a implementação do programa.
Ademais, as perguntas a serem respondidas devem se basear também no modelo lógico da política em questão. Este plano consiste em especificar a pergunta a ser respondida por cada avaliação, o método a ser utilizado, os principais indicadores, a fonte de dados e o órgão responsável pela análise dos dados.
Esse ajuste contínuo durante a implementação permite que as ações e as diretrizes da política se desenvolvam de acordo com o esperado, ensejando oportunidades para que desvios e não conformidades sejam detectados em tempo hábil.
Diante desse contexto, na condição de servidor da Gerência Estratégica de Políticas Públicas, que está à frente de um certo programa governamental, elabore um texto dissertativo para o ministro recém-empossado da sua pasta, no intuito de defender a continuidade de um projeto que já estava em andamento.
Em seu texto, aborde necessariamente o que se pede a seguir:
- aponte a natureza dos eventuais indicadores em que deve se basear um bom sistema de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas, mencionando e descrevendo sucintamente pelo menos três tipos de natureza de indicador;
- Descreva brevemente, no âmbito da elaboração de um plano de acompanhamento/monitoramento e avaliação, e a partir do modelo lógico de implementação de uma política pública, pelo menos três parâmetros nos quais o referido plano deve se fundamentar; e
- aponte e descreva brevemente pelo menos duas ferramentas que podem ser utilizadas para o desenho e a execução desses sistemas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A importância da ética na pesquisa
Há várias razões pelas quais é necessário seguir as normas básicas de conduta científica durante a pesquisa acadêmica. A credibilidade da comunidade científica e a percepção do público para julgar e aceitar novos resultados dependem fortemente da autenticidade dos resultados publicados. É especialmente importante fazer uma distinção clara entre conduta aceitável e inaceitável, especialmente quando seres humanos ou animais estão envolvidos em um estudo. Dada a natureza competitiva da pesquisa, tornou-se cada vez mais desafiador para os cientistas relatar uma pesquisa única e pioneira. No entanto, a prática de divulgar dados incorretos e resultados científico…
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…
Para o cumprimento das técnicas do orçamento programa, necessário se faz o desenvolvimento das avaliações quantitativa e qualitativamente das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades para execução das políticas públicas definidas no orçamento.
As avaliações envolvem os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, destacando‐se a eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações executadas em atendimento às demandas sociais apresentadas e devidamente discutidas e aprovadas na LOA.
Um cidadão, em pleno gozo de seus direitos constitucionais, faz uma denúncia à Controladoria Geral do Estado de São Paulo, afirmando que determinado ente público…



