O processo de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas gera dados e informações necessários para a verificação do desempenho dessas políticas, viabilizando a realização de ajustes ao longo de sua implementação.
Entende-se por acompanhamento/monitoramento o exame contínuo dos processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. Nessa fase, geralmente se utilizam informações mais simples e imediatas sobre a operação e os efeitos de determinada política.
Já a avaliação envolve julgamento, valoração e mensuração da política, para melhorar os processos decisórios e ajustar as linhas de intervenção. Lida com informações mais profundas e detalhadas sobre o funcionamento e os efeitos de determinada política. Para o plano de avaliação, devem ser detalhadas quais análises são planejadas após a implementação do programa.
Ademais, as perguntas a serem respondidas devem se basear também no modelo lógico da política em questão. Este plano consiste em especificar a pergunta a ser respondida por cada avaliação, o método a ser utilizado, os principais indicadores, a fonte de dados e o órgão responsável pela análise dos dados.
Esse ajuste contínuo durante a implementação permite que as ações e as diretrizes da política se desenvolvam de acordo com o esperado, ensejando oportunidades para que desvios e não conformidades sejam detectados em tempo hábil.
Diante desse contexto, na condição de servidor da Gerência Estratégica de Políticas Públicas, que está à frente de um certo programa governamental, elabore um texto dissertativo para o ministro recém-empossado da sua pasta, no intuito de defender a continuidade de um projeto que já estava em andamento.
Em seu texto, aborde necessariamente o que se pede a seguir:
- aponte a natureza dos eventuais indicadores em que deve se basear um bom sistema de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas, mencionando e descrevendo sucintamente pelo menos três tipos de natureza de indicador;
- Descreva brevemente, no âmbito da elaboração de um plano de acompanhamento/monitoramento e avaliação, e a partir do modelo lógico de implementação de uma política pública, pelo menos três parâmetros nos quais o referido plano deve se fundamentar; e
- aponte e descreva brevemente pelo menos duas ferramentas que podem ser utilizadas para o desenho e a execução desses sistemas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), reorganizada pela Lei Complementar nº 1.419/2024, representa o órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, responsável por fortalecer a governança, a transparência e a integridade na administração pública direta e autárquica. Seu papel abrange desde a prevenção e apuração de irregularidades até a promoção de mecanismos de integridade e ética pública.
Recentemente, a CGE-SP instaurou um Plano Integrado de Integridade e Ética Pública destinado a uniformizar práticas preventivas de corrupção e conflitos de interesse em todas as secretarias estaduais. O plano prevê a integração de diversos sistemas estruturantes…
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…



