A tecnologia está presente em tudo o que permeia o cotidiano e seu impacto na vida do indivíduo é incomensurável. A internet é usada para diversas atividades, tais como comunicação, pagamento de contas, compra de produtos em sites de comércio eletrônico, entre outras.
De acordo com a Statistica, em abril de 2022 a internet atingiu 63% da população mundial, cerca de 5 bilhões de pessoas. Desse total, 4,65 bilhões – mais de 93% são usuários de redes sociais.
A quantidade de dados prevista para ser criada, capturada, copiada e consumida em 2022 é de 97 zettabytes. De acordo com a Plataforma DOMO, o volume e a variedade de dados criados a cada minuto na internet em 2022 são:
- 231 milhões de e-mails,
- 16 milhões de textos enviados pelos celulares (whatsapp por exemplo),
- 5,9 milhões de pesquisas no Google,
- 1,7 milhão de novos conteúdos pelo Facebook,
- 66K fotos no Instagram,
- 500 horas de vídeos do Youtube,
- 347 mil novos tweets,
- 105k horas de Zoom,
- US$ 443.000 em gastos na Amazon,
- US$ 90 milhões em gastos com criptomoedas.
São números de tirar o fôlego e a internet não é uma espécie de “terra sem lei”. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou Lei 13.709/2018, permite ao cidadão brasileiro exigir das empresas públicas e privadas, não importa se a respectiva sede ou seus centros de dados estejam localizado no Brasil ou no exterior, informações claras sobre quais dados foram coletados, como estão armazenados e para quais finalidades são usados.
Os temos e condições de uso das plataformas, bem como seus algoritmos, definem o que pode ser dito e ouvido. No Ordenamento Jurídico brasileiro existe também uma série de normas estabelecendo direitos, deveres e mecanismos judiciais aplicáveis no âmbito das redes sociais, insertas no chamado Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), no Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), no Código Penal Brasileiro (Dec-Lei 2.848/40) e na própria Constituição Federal. (…)
Adaptado de https://www.em.com.br/app/colunistas/juventude-reversa/2022/12/08/noticia-juventude-reversa
Diante desse cenário, a Alta Administração do Tribunal de Contas da União, considerando o crescente volume de dados trafegados na internet e o impacto dessas tecnologias na disponibilidade, escalabilidade e desempenho dos sistemas institucionais, bem como na proteção e no tratamento adequado de dados pessoais, conforme preconizado pela Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e pela Lei nº 13.709/2018 (LGPD), aprovou a realização de estudos especiais.
Considerando a situação hipotética, na qualidade de servidor da área de Tecnologia da Informação, elabore um parecer consultivo sobre tecnologias utilizadas nas redes sociais. Em seu texto, apresente opiniões técnicas fundamentadas acerca dos seguintes tópicos:
- os princípios da arquitetura de sistemas distribuídos são aplicados no desenvolvimento de plataformas de redes sociais para garantir escalabilidade e disponibilidade [Valor: 9,50 pontos];
- o papel das técnicas de balanceamento de carga para a infraestrutura de redes sociais [Valor: 9,50 pontos]; e
- as estratégias e os algoritmos mais comuns empregados na implementação de sistemas de cache para otimizar o acesso a dados frequentemente acessados em redes sociais, e como eles contribuem para a redução da latência e a melhoria do desempenho geral do sistema [Valor: 9,50 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um importante órgão da Administração Pública Federal publicou edital de licitação visando contratação de subscrição por 36 meses de licenças de uso do pacote de softwares MICROSOFT 365 E5 (SOLUÇÃO INTEGRADA DE COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO CORPORATIVA, BASEADA EM COMPUTAÇÃO EM NUVEM), licenças de MICROSOFT DEFENDER ENDPOINT SERVER SUBSCRIPTION e serviços de Suporte Técnico, Implantação, Migração de Dados, Gestão de Mudança e Repasse de Conhecimento.
O Microsoft 365 é uma suíte de produtividade e colaboração oferecida pela Microsoft, que combina aplicativos de desktop, serviços em nuvem e recursos de segurança. Lançado em 2011 como Office 365, o serviço foi posteriormente renomeado para Microsoft…
Durante uma auditoria técnica, uma equipe de administradores identificou que diversos servidores estavam apresentando degradação de desempenho durante os horários de pico. O relatório dessa auditoria apontou, também, falhas de comunicação entre as equipes de infraestrutura e desenvolvimento, que não possuíam registros unificados acerca do comportamento dos serviços.
À luz da governança de TI, das boas práticas de gestão de serviços, desempenho e comunicação entre equipes, elabore um texto dissertativo abordando as possíveis causas técnicas e operacionais da degradação de desempenho dos servidores [valor: 3,00 pontos], os impactos dessa situação para os serviços e usuários [valor: 3,00 pontos…
O avanço das tecnologias de computação em nuvem e a ascensão de containers, como o Docker, transformaram significativamente o cenário de streaming de vídeos. Empresas como Netflix, Amazon Prime Video, e Hulu lideram a adoção dessas tecnologias para entregar conteúdo de alta qualidade a milhões de usuários em todo o mundo, de forma eficiente e escalável.
Tendo o texto acima caráter motivador, redija texto dissertativo sobre
A convergência da computação em nuvem e docker
no streaming de vídeos
abordando, necessariamente, os conceitos de SaaS, IaaS e PaaS [6,00 pontos]; e a sinergia desse conceito com comutação em nuvem [3,50 pontos].



