Em 2023, um grupo de pesquisadores de uma universidade pública iniciou um projeto de avaliação sobre o impacto de um programa municipal de inclusão digital em escolas públicas, cujo objetivo era ampliar o acesso dos estudantes a tecnologias educacionais. O estudo buscava identificar se o investimento em infraestrutura tecnológica (laboratórios, “tablets” e rede de internet) havia contribuído para o desenvolvimento de competências digitais e para a melhoria do desempenho escolar.
O grupo elaborou um plano de pesquisa quantitativo-qualitativo, prevendo aplicação de questionários, observações em campo e entrevistas com professores e gestores. A proposta foi aprovada institucionalmente e contou com financiamento parcial da própria universidade. No entanto, durante a execução, a equipe enfrentou restrições orçamentárias e dificuldades na coleta de dados devido à falta de cooperação de algumas escolas e à ausência de atualização nos cadastros municipais, de modo que os resultados foram negativamente impactados e não houve publicação em periódicos ou eventos científicos.
Considerando a pesquisa aplicada ao setor público, bem como a articulação entre a sociedade civil e Estado e, analisando o caso acima, responda:
- Quais são as etapas do ciclo da pesquisa, na lição dos teóricos da área e sobre quais aspectos cada uma trata?
- Qual(is) etapa(s) do ciclo da pesquisa deixou(aram) de ser cumprida(s) no caso em estudo? Além disso, responda qual o impacto observado com o descumprimento desta etapa.
- O problema evidenciado nesse estudo de caso remete a algum desafio enfrentado no âmbito da pesquisa no Brasil? Comente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 2023, um grupo de pesquisadores de uma universidade pública iniciou um projeto de avaliação sobre o impacto de um programa municipal de inclusão digital em escolas públicas, cujo objetivo era ampliar o acesso dos estudantes a tecnologias educacionais. O estudo buscava identificar se o investimento em infraestrutura tecnológica (laboratórios, “tablets” e rede de internet) havia contribuído para o desenvolvimento de competências digitais e para a melhoria do desempenho escolar.
O grupo elaborou um plano de pesquisa quantitativo-qualitativo, prevendo aplicação de questionários, observações em campo e entrevistas com professores e gestores. A proposta foi aprovada institucionalmente e contou …
Situação hipotética:
O Ministério da Fazenda passou a utilizar um sistema de inteligência artificial (IA) para realizar a triagem automatizada de pedidos de restituição de tributos. O algoritmo classifica as solicitações em níveis de risco, priorizando aquelas com indícios de inconsistência. Após a implementação, servidores passaram a aprovar ou indeferir automaticamente parte dos pedidos com base nas recomendações geradas pelo sistema, sem análise individualizada dos casos. Algumas empresas, ao se sentirem prejudicadas, apresentaram reclamações, alegando falta de transparência e ausência de motivação administrativa nas decisões.
O caso foi levado à Controladoria-Geral da União (CGU), que de…
O ensino de informática no Brasil está pautado pela legislação educacional vigente, especialmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que estabelece princípios para a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino aprendizagem. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e outros documentos regulamentares destacam a importância do uso da informática como ferramenta pedagógica e para o desenvolvimento de competências essenciais no século XXI.
Considerando esse contexto:
Analise como a legislação educacional brasileira fundamenta o ensino de informática no Ensino Médio. Em sua resposta, atenda aos seguintes aspectos:
1) Identif…



