Órgãos e entidades da Administração Pública Federal têm até quarta-feira 14/12, para manifestar interesse em participar da contratação de plataforma tecnológica de orquestração de serviços em nuvem dos fabricantes Red Hat, Suse e VMware, por meio da Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 23/2022. A IRP foi lançada pelo Ministério da Economia no final de novembro.
A plataforma é baseada em contêineres, orquestração de nuvem híbrida (multicloud), microsserviços e integração via APIs e de serviços especializados para operação assistida. A publicação do edital está prevista para a primeira quinzena de fevereiro e a publicação da Ata de Registro de Preços para a segunda quinzena de março do ano, conforme cronograma.
A licitação atende à demanda dos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP, mas também serve a outros entes, como governos estaduais e municipais, desde que sejam observadas as especificações técnicas focadas nas necessidades da Administração Pública Federal.
Nos artefatos do processo interno, tais como o Estudo Técnico Preliminar, os órgãos precisam justificar a necessidade da contratação e demonstrar os quantitativos nos moldes do previsto na Instrução Normativa SGD-ME nº 01/2019, com a indicação de memória de cálculo. Não é necessário o envio do Estudo Técnico Preliminar ou outro documento do Planejamento da Contratação para a Central de Compras.
Para participar, o órgão deve registrar seu interesse, exclusivamente, por meio do Portal de Compras. Demandas encaminhadas por e-mail, ofício ou pelo sistema SEI não serão aceitas.
O Termo de Referência, Estudo Técnico Preliminar e Mapa de Gerenciamento de Risco referentes à Intenção de Registro de Preços (IRP nº 23/2022) podem ser obtidos no Comprasnet. Para tal, é necessário que o órgão interessado efetue o login no sistema e acesse o módulo IRP.
https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/ministerio-da-economia-lanca-intencao-de-registro-de-precos-para-contratacao-de-plataforma-tecnologica-de-orquestracao-de-servicos-em-nuvem
Tendo como base as informações acima, elabore um texto dissertativo a respeito de infraestrutura de TI abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
- o conceito e os tipos de virtualização.
- o conceito e os principais tipos de hypervisores.
- o conceito e os principais elementos do Docker.
- vantagens de se utilizar Docker no lugar de uma VM.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Órgãos e entidades da Administração Pública Federal têm até quarta-feira 14/12, para manifestar interesse em participar da contratação de plataforma tecnológica de orquestração de serviços em nuvem dos fabricantes Red Hat, Suse e VMware, por meio da Intenção de Registro de Preços (IRP) nº 23/2022. A IRP foi lançada pelo Ministério da Economia no final de novembro.
A plataforma é baseada em contêineres, orquestração de nuvem híbrida (multicloud), microsserviços e integração via APIs e de serviços especializados para operação assistida. A publicação do edital está prevista para a primeira quinzena de fevereiro e a publicação da Ata de Registro de Preços para a segunda quinzena de março do ano…
No início da década de 1960, cientistas do MIT desenvolveram para a agência de projetos de pesquisa avançada do Departamento de Defesa dos EUA (DARPA) um conceito de rede inovador. Em lugar de um sistema de controle centralizado, a rede operaria como um conjunto de computadores autônomos que se comunicariam entre si. Joseph Licklider, um dos cientistas que trabalharam nesse conceito, criou o curioso nome de “rede galáctica” para o mesmo. O coração dessa rede seria uma forma de comunicação por “pacotes”, concebida pelo britânico Donald Davies, na qual cada informação seria dividida em blocos de tamanho fixo (os tais pacotes), que seriam enviados ao destinatário. Este último se encarregaria de…
A tecnologia está presente em tudo o que permeia o cotidiano e seu impacto na vida do indivíduo é incomensurável. A internet é usada para diversas atividades, tais como comunicação, pagamento de contas, compra de produtos em sites de comércio eletrônico, entre outras.
De acordo com a Statistica, em abril de 2022 a internet atingiu 63% da população mundial, cerca de 5 bilhões de pessoas. Desse total, 4,65 bilhões – mais de 93% são usuários de redes sociais.
A quantidade de dados prevista para ser criada, capturada, copiada e consumida em 2022 é de 97 zettabytes. De acordo com a Plataforma DOMO, o volume e a variedade de dados criados a cada minuto na internet em 2022 são:
- 231 milhões de e-m…



