A avaliação de impacto de políticas públicas e programas sociais representa um dos maiores desafios para gestores públicos, dada a complexidade de definir e alcançar objetivos coletivos. Esse processo exige a formulação cuidadosa de objetivos, a agregação de preferências individuais e uma extensa coleta de informações, além de reflexão e consulta pública. Objetivos coletivos, uma vez estabelecidos, são formalizados em legislações ou contratos sociais, e programas sociais são criados para induzir as mudanças desejadas, seguindo-se uma teoria de mudança que visa garantir que os benefícios superem os custos.
A eficácia desses programas não se mede apenas pela entrega de produtos, mas também por sua capacidade de atingir efetivamente os resultados desejados. O monitoramento e a avaliação de impacto são essenciais para medir essa eficácia, permitindo a identificação de sucessos e falhas e a realização de ajustes necessários, em um contexto em que várias iniciativas contribuem para o alcance de um objetivo coletivo.
Considerando que o texto precedente tenha caráter unicamente motivador, disserte sobre a avaliação de impacto de políticas públicas ou de programas sociais. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Posicione-se, de maneira explícita, a respeito dos três questionamentos contidos na seguinte pergunta: por que, para que e quando fazer a avaliação de impacto de políticas públicas ou de programas sociais?
2 Discorra sobre a interação entre o impacto desses programas ou políticas, o contexto socioeconômico e as características específicas do público-alvo beneficiário, abordando a comparação entre impacto potencial e impacto efetivo e considerando a avaliação de impacto como um método de monitoramento.
3 Discorra sobre a importância da avaliação desse impacto para uso interno, pela administração pública, com o objetivo de refinar o planejamento e a gestão da política ou do programa em análise.
4 Discorra sobre a importância da avaliação desse impacto para o uso externo, por entidades como o Poder Legislativo, os órgãos de controle, a comunidade acadêmica, entre outros grupos, visando à elaboração e ao aprimoramento de políticas ou programas com características similares.
5 Explore os métodos de avaliação de políticas públicas e programas sociais, destacando as abordagens ex ante e ex post, e apresente os três momentos cruciais da execução de uma política pública ou programa social nos quais a avaliação de impacto é pertinente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Embora o país caminhe para a universalização do acesso à Internet, com 84% dos habitantes de 10 anos ou mais usuários da rede, somente 22% têm condições satisfatórias de conectividade, enquanto para a maioria (57%) a realidade é menos positiva. O estudo adotou como referencial analítico a ideia de “conectividade significativa”, entendida como a capacidade de utilização satisfatória de vários serviços na Internet, possibilitando o aproveitamento das oportunidades no ambiente online.
A avaliação com base em dimensões territoriais, sociodemográficas e socioeconômicas, aferindo a qualificação para o uso da Internet, bem como os tipos de atividades desenvolvidas na rede, mostrou que as pi…
Segundo documento de avaliação de políticas públicas do Governo Federal:
“Indicadores são dados que possibilitam desde acompanhar o andamento até medir o cumprimento dos objetivos de uma política. Eles se referem à quantidade, à qualidade, ao cronograma e aos custos observados comparativamente. Uma vez fixados durante a elaboração ex ante, por meio de um modelo lógico, os indicadores definem quais dados devem ser coletados para que se possa realizar o acompanhamento da implementação e a avaliação sobre a obtenção ou não dos resultados esperados.
É importante que se estabeleçam indicadores suficientes para a verificação de todos os níveis de objetivos do programa, podendo ser necessário mais …
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…



