O intercâmbio de dados entre aplicações é o processo de transmitir e receber informações entre sistemas distintos, permitindo que eles operem em conjunto e compartilhem dados de forma integrada. Esse processo é essencial em cenários onde diferentes aplicações precisam colaborar para fornecer uma experiência coesa ou uma visão unificada dos dados.
Dois dos principais formatos de dados utilizados atualmente são JSON (JavaScript Object Notation), formato leve e fácil de ler, amplamente usado em APIs RESTful; e o XML (Extensible Markup Language), mais verboso que o JSON, mas permite esquemas complexos, sendo comum em Web Services SOAP.
A seguir, é apresentado um fragmento de código em XML:
<person>
<name>João Silva</name>
<age>30</age>
<is_student>false</is_student>
<scores>
<score>85</score>
<score>90</score>
<score>78</score>
</scores>
<address>
<street>Rua das Flores</street>
<city>São Paulo</city>
<postal_code>01000-000</postal_code>
</address>
</person>
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo sobre formatos de dados abordando, necessariamente:
- os tipos de dados em JSON;
- as principais aplicações para JSON; e
- a conversão, para JSON, do fragmento de código XML apresentado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A equipe de análise de sistemas do TJRN implementou o web service JusDocs, que retorna o conteúdo de um documento identificado pelo parâmetro doc. O JusDocs é um web service do tipo Representational State Transfer (REST) e foi hospedado no servidor web Apache do tribunal. Durante um teste de funcionamento do JusDocs, foi disparada a seguinte requisição Hypertext Transfer Protocol (HTTP):
HEAD
https://apache.tjrn.jus.br/jusdocs?doc=processos%2
F2023%2Fcapa
Em relação à requisição HTTP apresentada acima e de acordo com as especificações do HTTP:
a) Que método HTTP foi utilizado na requisição?
b) Qual o valor do parâmetro doc ao se remover a codificação por cento?
c) Em relação ao body da mensa…
O Open Group, criado em 1996 a partir da fusão entre o consórcio X/Open e a Open Software Foundation, reúne empresas e instituições da indústria de tecnologia da informação comprometidas com o desenvolvimento e a promoção de padrões abertos para infraestrutura e interoperabilidade computacional. Entre suas diversas contribuições, destaca-se o SOA Source Book, um conjunto de definições, análises, recomendações e modelos de referência voltados ao apoio de organizações e profissionais que buscam compreender, implementar e gerir soluções baseadas na Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).
A arquitetura orientada a serviços consolidou-se como um dos principais paradigmas de integração tecnológica…
A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade.
O Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (PDA/BC) estabelece o modelo de governança, diretrizes e orientações estratégicas e operacio…



