Leia, com atenção, o excerto a seguir.
Ao longo de 1963 e até o início de 1964, a economia brasileira operou em verdadeiro estado de “estagflação” – estagnação da atividade econômica, acompanhada de aumento da inflação. Após um crescimento real médio de 8,8% ao ano no período de 1957–1962, o PIB brasileiro cresceu apenas 0,6% em 1963, enquanto a inflação (medida pelo IGP) elevou-se da média de 32,5% ao ano, naqueles anos, para 79,9% em 1963.
HERMANN, J. Reformas, Endividamento Externo e o “Milagre” Econômico (1964–1973).
In: Giambiagi et al. Economia Brasileira Contemporânea – [1945–2010]. Editora Campus, 2. ed. 2011, p. 51.
O Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG) teve como objetivo lidar com a situação descrita. Considerando que o excerto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do PAEG. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) o diagnóstico e a estratégia de combate à inflação;
b) as mudanças estruturais introduzidas; e
c) explanação acerca de como uma dessas mudanças levou à escalada da inflação na década de 1980.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Políticas públicas representam as atividades executadas direta ou indiretamente pelo governo com vistas ao atendimento do interesse de diversos setores da sociedade.
Em relação a essa temática, responda aos itens a seguir.
a) dentre os diferentes tipos possíveis de políticas públicas, existem as chamadas políticas redistributivas e distributivas, frequentemente observadas na sociedade brasileira. Explique a diferença entre elas.
b) em relação às políticas redistributivas, apresente a razão que explica a forte resistência para sua implementação.
Leia, com atenção, os textos a seguir.
Texto 1
[…] O aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes dele têm como causa o acúmulo de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera. Entre estes, os que mais contribuem para esse efeito são o dióxido de carbono e o metano – o primeiro representa mais de 70% das emissões. […]
A necessidade de se reduzir drasticamente as emissões de GEE como forma de combater as mudanças climáticas deu origem a uma série de propostas. Uma delas, uma solução de mercado, foram os créditos de carbono, criados em 1997, no Protocolo de Quioto, acordo global que estipulou as metas de reduções obrigatórias das emissões para países desenvolvidos.
Créditos…



