Leia, com atenção, o excerto a seguir.
Subindo ao poder em outubro de 1930, Getúlio Vargas nele permaneceu como chefe de um governo provisório, presidente eleito pelo voto indireto e ditador pelo espaço de quinze anos. […] A figura de maior expressão da história política brasileira do século XX provinha de uma família de estancieiros de São Borja, na região gaúcha da Campanha. […] Foi promotor público, deputado estadual, líder da bancada gaúcha na Câmara Federal, ministro da Fazenda de Washington Luís e presidente do Rio Grande do Sul. Em 1930, saltou para a Presidência da República, personificando uma linha de ação muito diversa da política oligárquica.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2001, p. 185.
Considerando que o excerto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo acerca do governo de Getúlio Vargas entre 1930 e 1945, de sua ascensão ao poder até sua queda. Aborde, necessariamente, os aspectos da política externa e econômica do Brasil no período.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia, com atenção, o excerto a seguir.
A historiografia sobre a transição da colônia para os diferentes Estados nacionais na América Latina tem sido influenciada pela concepção de um longo século XIX, temporalmente mais ou menos balizado entre os anos 1780 e 1930 (LARSON, 2004, p. 3). O século XIX seria, desse ponto de vista, fundamentalmente um período de transição repleto de tensões e ambiguidades, em que a emergência de novas formas de produção econômica, concepções de mundo, práticas institucionais e movimentos políticos e sociais conviveram lado a lado com a capacidade de duração, persistência e continuidade de valores, hierarquias sociais e instituições herdadas do período colonial. Em…
Leia, com atenção, os excertos a seguir.
Com a doença e posterior morte de Tancredo Neves, momento de perplexidade nacional, coube a José Sarney assumir a Presidência da República e iniciar a transição em direção à democracia. Parecia irônico, e mesmo um jogo amargo do destino, que, após o movimento das “Diretas Já” e da campanha nacional da oposição, coubesse ao ex-presidente da ARENA e do PDS, e não a um político da oposição, conduzir a democratização do País.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Brasil, em direção ao século XXI. In: LINHARES, Maria Yeda (org.). História Geral do Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 1990, p. 389.
Em fins dos anos de 1970, a ditadura suscitara uma contradição …



