sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q449453 | TI - Desenvolvimento de Sistemas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade. Atendendo ao disposto no referido Decreto, o Ouvidor, na qualidade de autoridade de monitoramento da LAI, foi designado para atuar no monitoramento da implementação do Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (PDA/BC).

O Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (PDA/BC) estabelece o modelo de governança, diretrizes e orientações estratégicas e operacionais para ações de contínua ampliação e aprimoramento da transparência das informações produzidas pela Autarquia, particularmente pela publicação de bases de dados em formatos abertos, nos casos em que não haja vedação expressa de acesso, cobrindo sua expansão, aprofundamento, aperfeiçoamentos e divulgação, de modo a inclusive permitir a reutilização dos dados públicos pela sociedade.

Desde a edição do primeiro PDA/BC, em 2016, cabe ressaltar a criação do Portal de Dados Abertos, a realização de concurso de aplicativos, a participação em eventos de divulgação, a exemplo da Campus Party, além da própria vanguarda na disponibilização de dados em formato aberto entre os órgãos no governo federal. Em 11 de abril de 2023 o BC disponibilizava 3.706 bases de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos, o que representava 30,2% do total de bases disponibilizados por todos os órgãos do poder público (12.275).

A priorização da disponibilização dos conjuntos de dados pelo BC busca considerar o grau de demanda potencial das informações como um critério fundamental, respeitando-se evidentemente os dispositivos legais e regulamentares e o alinhamento estratégico da Instituição. O BC identifica o potencial das informações a serem disponibilizadas no Portal por meio, em especial, de: (1) consultas públicas1 efetuada via pesquisas junto à sociedade em geral e também junto ao Conselho de Usuários, (2) mapeamento das demandas recepcionadas ao amparo da LAI e via “Fala BR3 ”, (3) identificação de bases mais acessadas no site, e (4) levantamento realizado junto aos curadores das bases de dados.

Texto extraído do Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil – Maio/2023 – Abril/2025, acessado de https://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/acesso_informacao_docs/Plano_Dados_Abertos_BC_mai2023-abr2025.pdf

 

A biblioteca python-bcb

O python-bcb é uma interface em Pynthon é uma iniciativa derivada do projeto de Dados Abertos do Banco Central do Brasil estruturada para obter informações da API de dados abertos da própria instituição. Por meio do python-bcb, pode o programador acessar dados de moedas, taxas de juros, índices de preços e informações de instituições financeiras, entre outros dados disponíveis.

A seguir, vê-se como usar a API do Banco Central para recuperar dados da SELIC entre 01/01/2021 e 31/12/2023 para plotar um gráfico de linhas.

1   def CarregaSELIC(data_inicial, data_final):
2      url_BASEN = "http://api.bcb.gov.br/dados/serie/"
3      url_BASEN = url_BASEN + "bcdata.sgs.4189/dados?formato="
4      url_BASEN = url_BASEN + f&"{&dataInicial={data_inicial}&dataFinal={data_final}"
4      serie_SELIC = pd.read_csv(url_BASEN, sep=";")
6      return serie_SELIC
7
8   serie = CarregaSELIC("01/01/2021", "31/12/2023")
9   serie = serie.replace({',': '.'}, regex=True)
10  serie['valor'] = serie['valor'].astype(float)
11  serie.plot.line(x = "data", y = "valor", title = "SELIC durante 2023", legend = False)
12  plot.show(block = True)

Os dados de serie podem ser usados como parâmetros de funções, como pode ser observado no fragmento (incompleto) de código a seguir:


29 def inserir_registros_mysql(serie, nome_tabela, conexao):
30
31    # Criar a tabela se ela não existir
32    criar_tabela_sql = ""
33    conexao.execute(criar_tabela_sql)
34    # Inserir os registros na tabela
35    inserir_sql = ""
36    for index, row in serie.iterrows():

Considerando o caráter motivador do texto apresentado e utilizando as informações presentes nos códigos-fonte Python apresentados e sem utilizar bibliotecas e funções adicionais da linguagem, discorra sobre:

  1. O conceito de biblioteca e o procedimento a ser seguido para utilizar a biblioteca utilizar funções da biblioteca python-bcb no código-fonte [valor: 9,50 pontos];
  2. O tipo da variável url_BACEN, utilizada entre as linhas 02 e 05, e a finalidade do caractere f imediatamente após o operador de atribuição [valor: 9,50 pontos];
  3. O tipo de dados serie_SELIC, inicializada na linha 05 e utilizada como retorno da função CarregaSELIC, na linha 06 [valor: 9,50 pontos];
  4. O conceito de média aritmética e implemente uma função para determinar a média aritmética das taxas SELIC recuperadas por CarregaSELIC [valor: 9,50 pontos];
  5. Como deve ser completada a implementada a função inserir_registros_mtsql (X, nome_tabela, conexão) para inserir os dados de do DataFrame X na tabela nome_tabela do banco de dados acessado por conexão [valor: 9,50 pontos].

loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaTI - Desenvolvimento de Sistemas
BancaCebraspe (Cespe)

A pirâmide de testes e a qualidade de software

Com a crescente complexidade de softwares, junto à maior exigência de precisão, a qualidade dos sistemas tem se tornado tópico de relevante interesse no âmbito do desenvolvimento de sistemas de TI. A necessidade de processos digitais mais rápidos e que ofereçam a melhor experiência possível para os usuários exige a garantia de que o software seja entregue da maneira esperada. O alcance desse objetivo pode ser apoiado pela adoção da pirâmide de testes, um esquema visual que hierarquiza o entendimento dos tipos, dos níveis, das quantidades e da complexidade dos testes de software, apoiando o planejamento e a garantia da qualidade do projeto. Os te…

O intercâmbio de dados entre aplicações é o processo de transmitir e receber informações entre sistemas distintos, permitindo que eles operem em conjunto e compartilhem dados de forma integrada. Esse processo é essencial em cenários onde diferentes aplicações precisam colaborar para fornecer uma experiência coesa ou uma visão unificada dos dados.

Dois dos principais formatos de dados utilizados atualmente são JSON (JavaScript Object Notation), formato leve e fácil de ler, amplamente usado em APIs RESTful; e o XML (Extensible Markup Language), mais verboso que o JSON, mas permite esquemas complexos, sendo comum em Web Services SOAP.

A seguir, é apresentado um fragmento de código em XML:

<p…

Tendo em vista que o XP é um dos modelos de engenharia de software ágil indicado para times pequenos e médios que desenvolvam software baseado em requisitos, redija um texto dissertativo, citando e descrevendo três valores do XP [valor: 26,00 pontos]; três práticas do XP [valor: 25,00 pontos]; e três papéis dos membros da equipe XP [valor: 25,00 pontos].

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários