A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade.
O Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (PDA/BC) estabelece o modelo de governança, diretrizes e orientações estratégicas e operacionais para ações de contínua ampliação e aprimoramento da transparência das informações produzidas pela Autarquia, particularmente pela publicação de bases de dados em formatos abertos, nos casos em que não haja vedação expressa de acesso, cobrindo sua expansão, aprofundamento, aperfeiçoamentos e divulgação, de modo a inclusive permitir a reutilização dos dados públicos pela sociedade.
A priorização da disponibilização dos conjuntos de dados pelo BC busca considerar o grau de demanda potencial das informações como um critério fundamental, respeitando-se evidentemente os dispositivos legais e regulamentares e o alinhamento estratégico da Instituição.
Texto extraído do Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil – Maio/2023 – Abril/2025, acessado de https://www.bcb.gov.br/content/acessoinformacao/acesso_informacao_docs/Plano_Dados_Abertos_BC_mai2023-abr2025.pdf
A biblioteca python-bcb
O python-bcb é uma interface em Pynthon é uma iniciativa derivada do projeto de Dados Abertos do Banco Central do Brasil estruturada para obter informações da API de dados abertos da própria instituição. Por meio do python-bcb, pode o programador acessar dados de moedas, taxas de juros, índices de preços e informações de instituições financeiras, entre outros dados disponíveis.
A seguir, vê-se como usar a API do Banco Central para recuperar dados da SELIC entre 01/01/2021 e 31/12/2023 para plotar um gráfico de linhas.
Os dados de serie podem ser usados como parâmetros de funções, como pode ser observado no fragmento (incompleto) de código a seguir:

Considerando o caráter motivador do texto apresentado e utilizando as informações presentes nos códigos-fonte Python apresentados e sem utilizar bibliotecas e funções adicionais da linguagem, discorra sobre:
- O conceito de biblioteca e o procedimento a ser seguido para utilizar a biblioteca utilizar funções da biblioteca python-bcb no código-fonte.
- O tipo da variável url_BACEN, utilizada entre as linhas 02 e 05, e a finalidade do caractere f imediatamente após o operador de atribuição.
- O tipo de dados serie_SELIC, inicializada na linha 05 e utilizada como retorno da função CarregaSELIC, na linha 06.
- O conceito de média aritmética e implemente uma função para determinar a média aritmética das taxas SELIC recuperadas por CarregaSELIC.
- Como deve ser completada a implementada a função inserir_registros_mtsql (X, nome_tabela, conexão) para inserir os dados de do DataFrame X na tabela nome_tabela do banco de dados acessado por conexão.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Padrões de projeto são inspirados em uma ideia proposta pelo arquiteto (de construções civis) e professor da Universidade de Berkeley chamado Cristopher Alexander. Em 1977, Alexander lançou um livro intitulado “A Patterns Language”, no qual documenta diversos padrões para construção de cidades e prédios. Segundo Alexander:
“Cada padrão descreve um problema que sempre ocorre em nosso contexto e uma solução para ele, de forma que possamos usá-la um milhão de vezes”.
Em 1995, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides lançaram um livro adaptando as ideias de Alexander para o mundo de desenvolvimento de software e propondo um catálogo com soluções para resolver problemas recorrent…
Analise o código JavaScript da função XPTO exibido a seguir.
function XPTO(valor, lista) {
var i = 0;
var posicao = -1;
for (i = 0; i < lista.length; i++) {
if (lista[i] == valor) {
posicao = i;
}
}
return posicao;
}
A função percorre um array contendo números inteiros e retorna a posição de um determinado número. Se esse número não é encontrado no array, a função retorna o valor -1. O número procurado e o array são fornecidos como parâmetros. Note que o código, como apresentado, executa tantos ciclos quantos forem os elementos na lista.
Por exemplo,
XPTO (11, [2, 1, 3, 4, 7, 8, 10, 12]) retornaria -1, e percorreria 8 ciclos.
XPTO (13, [1, 2, 3, 5, 8, 13, 21]) retornaria 5, e percorreria …
Texto I
A programação orientada a objetos (POO) é um paradigma de programação que preza pela organização do código em torno de objetos, que representam entidades do mundo real e possuem características e comportamentos. Por esse motivo, é considerado um dos paradigmas mais populares e utilizados na indústria de desenvolvimento de software.
Texto II
O código-fonte a seguir mostra a versão cliente de uma aplicação estruturada na arquitetura cliente-servidor, desenvolvido em Python.

Considerando as informações apresentadas no texto e no código-fonte em Python, elabore um texto dissertativo e argumentativo sobre orientação a objetos e redes de computadores abordando, necessariamente, os seguin…



