Segundo a Resolução 3.380 do Conselho Monetário Nacional, considera-se risco operacional “a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos“. Esta definição inclui o risco legal, que é o risco associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados pela instituição, bem como a sanções em razão do descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas pela instituição.
Auditoria
Para se prevenir de perdas futuras decorrentes de risco operacional, a equipe de auditoria e controle interno de uma instituição financeira realizou estudo e concluiu que pessoas, processos e sistemas foram fatores que desencadearam perdas no quadriênio 2020-2023. Durante a realização dos trabalhos, foi proposta a utilização de modelo de aprendizado de máquina que utilizou o seguinte conjunto de treinamento, em que a variável classe é Perda:
| Pessoas | Processos | Sistemas | Perdas |
| V | F | F | F |
| F | F | V | F |
| V | V | F | F |
| V | V | V | V |
| F | V | F | F |
| F | F | F | F |
| V | F | V | V |
| F | V | V | V |
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo sobre aprendizado de máquina abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
1. os paradigmas de aprendizado de máquina e o paradigma a ser utilizado para o conjunto de dados de treinamento.
2. o conceito de entropia e o valor da entropia (inicial) do conjunto de dados de treinamento.
3. o conceito de ganho de informação e o valor do ganho de informação de cada atributo do conjunto de dados de treinamento.
4. o algoritmo de indução de árvores de indução e como pode ser utilizado para o conjunto de dados de treinamento proposto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



