A Lei Orgânica de Assistência Social está aniversariando, e são trinta anos desta grande conquista, um marco que abriu caminhos para que programas e benefícios estivessem garantidos à população em situação de vulnerabilidade social. Trinta anos que a população brasileira comemora a Assistência Social como uma política pública, superando a assistência caritativa, benemerente e assistencialista.
Como um direito de todo cidadão e dever do Estado, a LOAS consolidou os direitos aos cidadãos, fruto de uma luta histórica em defesa da garantia do direito à assistência social, conforme a previsão constitucional que reconheceu a assistência social no âmbito da Seguridade Social.
A LOAS assegura programas, projetos, benefícios e serviços, além de assessorar a garantia desses direitos, com objetivos definidos na defesa da proteção social da seguridade social, que visa a garantia da vida, redução de danos e prevenção da incidência de riscos, promovendo a universalização dos direitos sociais.
Um marco essencial trazido pela LOAS foi o BPC – Benefício de Prestação Continuada que garante 1 salário mínimo destinado às pessoas com deficiência e às pessoas idosas com 65 anos ou mais, possibilitando segurança de renda e melhorias na qualidade de vida da população. Destaque para o Programa Bolsa Família e seu alcance a 21,47 milhões de famílias são assistidas atualmente, num total de 5.570 municípios brasileiros. Outra conquista na LOAS foi a organização dos serviços da Política de Assistência por níveis de proteção, respeitando as especificidades de cada oferta para atender as situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal, para pleno exercício matricial da função protetiva e garantia dos direitos nesta estabelecidos.
A promulgação da LOAS efetivou a proteção social prevista na Constituição Federal enquanto política de seguridade social, porém algumas ações foram necessárias e desenvolvidas para que ela se consolidasse.
Em 2004 a aprovação da PNAS – Política Nacional de Assistência Social iniciou este caminho, em 2005 a primeira versão da NOB-SUAS – atualizada em 2012, em 2006 a NOB-RH-SUAS, 2009 a aprovação da Tipificação dos serviços socioassistenciais que organiza a oferta
de serviços em todo território nacional, em 2011 a aprovação da Lei 12.435 que alterou a LOAS instituindo o SUAS – Sistema Único de Assistência Social.
Mas para plena consolidação da lei e sua implementação a categoria de profissionais do SUAS e toda a sociedade precisa seguir neste caminho, de defesa, mobilização e luta pela ampliação do acesso da população ao sistema de proteção social da seguridade social, pelo contínuo financiamento dos serviços socioassistenciais do SUAS, através de participação popular e controle social. Fomentar a participação popular é defender a LOAS e reconhecer sua relevância para a classe trabalhadora. (…)
Disponível em: https://suasfacil.com.br/trinta-anos-da-loas-lei-no-8-742-de-7-de-dezembro-de-1993/
Considerando a Lei n. 8.742/1993 como parte relevante do histórico da luta trabalhadora pelo direito à assistência social no Brasil, redija um texto dissertativo, respondendo aos seguintes questionamentos:
- Em que consistem a proteção social básica e a proteção social especial? Por quem tais proteções são prestadas, nos termos da lei?
- Discorra sobre o auxílio-inclusão, mencionando suas hipóteses de cabimento e se há permissivo legal para a sua cumulação com o benefício de prestação continuada.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Nos últimos anos, o acesso a cigarros eletrônicos tem sido objeto de intensos debates entre parlamentares, empresários e entidades profissionais. A polêmica envolve desde os malefícios à saúde, passa pela repressão à liberdade individual, e repercute até na arrecadação tributária.
A Resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico.
No sítio eletrônico da mencionada agência nacional, constam as seguintes informações sobre o tema: “Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), são também …
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, em 30 de janeiro de 2020, muitos países adotaram políticas de fortalecimento da capacidade de produção de conhecimento e de novas tecnologias. Os desafios científicos e tecnológicos colocados por emergências sanitárias incluem interrogações clínico epidemiológicas (processo de infeção e adoecimento, repercussões da doença, segmentos populacionais mais vulneráveis, fatores de risco etc.) até protocolos mais eficientes de tratamento e prevenção. Avanços em terapias auxiliares e de suporte, capazes de ajudar os países a lidar melhor com os impactos sociais e ec…
Texto I
Hoje, gostaria de pedir licença aos sanitaristas, aos médicos, aos profissionais da área, aos pesquisadores, aos funcionários do Ministério da Saúde, para destacar um convidado especial, um participante que conseguiu um lugar nesta 8ª Conferência Nacional de Saúde: a sociedade civil brasileira organizada. É para ela que gostaria, hoje, de dedicar esta discussão sobre o lema “Democracia é Saúde”, cujo sentido é melhorar as condições de saúde da população brasileira, paralelamente à conquista de um projeto de redemocratização. Nós, do setor de saúde, sabemos que a saúde é determinada, antes de tudo, pela economia, pela política, pela sociedade, e temos, como grande responsa…



