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Q447663 | Direito Sanitário e Saúde
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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A Lei Orgânica de Assistência Social está aniversariando, e são trinta anos desta grande conquista, um marco que abriu caminhos para que programas e benefícios estivessem garantidos à população em situação de vulnerabilidade social. Trinta anos que a população brasileira comemora a Assistência Social como uma política pública, superando a assistência caritativa, benemerente e assistencialista.

Como um direito de todo cidadão e dever do Estado, a LOAS consolidou os direitos aos cidadãos, fruto de uma luta histórica em defesa da garantia do direito à assistência social, conforme a previsão constitucional que reconheceu a assistência social no âmbito da Seguridade Social.

A LOAS assegura programas, projetos, benefícios e serviços, além de assessorar a garantia desses direitos, com objetivos definidos na defesa da proteção social da seguridade social, que visa a garantia da vida, redução de danos e prevenção da incidência de riscos, promovendo a universalização dos direitos sociais.

Um marco essencial trazido pela LOAS foi o BPC – Benefício de Prestação Continuada que garante 1 salário mínimo destinado às pessoas com deficiência e às pessoas idosas com 65 anos ou mais, possibilitando segurança de renda e melhorias na qualidade de vida da população. Destaque para o Programa Bolsa Família e seu alcance a 21,47 milhões de famílias são assistidas atualmente, num total de 5.570 municípios brasileiros. Outra conquista na LOAS foi a organização dos serviços da Política de Assistência por níveis de proteção, respeitando as especificidades de cada oferta para atender as situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal, para pleno exercício matricial da função protetiva e garantia dos direitos nesta estabelecidos.

A promulgação da LOAS efetivou a proteção social prevista na Constituição Federal enquanto política de seguridade social, porém algumas ações foram necessárias e desenvolvidas para que ela se consolidasse.

Em 2004 a aprovação da PNAS – Política Nacional de Assistência Social iniciou este caminho, em 2005 a primeira versão da NOB-SUAS – atualizada em 2012, em 2006 a NOB-RH-SUAS, 2009 a aprovação da Tipificação dos serviços socioassistenciais que organiza a oferta 

de serviços em todo território nacional, em 2011 a aprovação da Lei 12.435 que alterou a LOAS instituindo o SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Mas para plena consolidação da lei e sua implementação a categoria de profissionais do SUAS e toda a sociedade precisa seguir neste caminho, de defesa, mobilização e luta pela ampliação do acesso da população ao sistema de proteção social da seguridade social, pelo contínuo financiamento dos serviços socioassistenciais do SUAS, através de participação popular e controle social. Fomentar a participação popular é defender a LOAS e reconhecer sua relevância para a classe trabalhadora. (…)

Disponível em: https://suasfacil.com.br/trinta-anos-da-loas-lei-no-8-742-de-7-de-dezembro-de-1993/

Considerando a Lei n. 8.742/1993 como parte relevante do histórico da luta trabalhadora pelo direito à assistência social no Brasil, redija um texto dissertativo, respondendo aos seguintes questionamentos:

  • Em que consistem a proteção social básica e a proteção social especial? Por quem tais proteções são prestadas, nos termos da lei?
  • Discorra sobre o auxílio-inclusão, mencionando suas hipóteses de cabimento e se há permissivo legal para a sua cumulação com o benefício de prestação continuada.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito Sanitário e Saúde
BancaFGV

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