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Q447347 | Segurança Pública e Legislação Policial e Defesa Civil
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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O avanço das tecnologias digitais e biotecnológicas ampliou as capacidades de proteção e dissuasão dos Estados, mas também criou novas vulnerabilidades. No âmbito da Cibersegurança e da Ciberdefesa, o Brasil dispõe de instrumentos normativos como a Política Nacional de Segurança da Informação (Decreto nº 9.637/2018), a Estratégia Nacional de Cibersegurança (E-Ciber, Decreto nº 10.222/2020) e a Doutrina Militar de Ciberdefesa. Entretanto, atores estatais e não estatais têm utilizado ciberataques e campanhas de desinformação como instrumentos de guerra híbrida e interferência estrangeira, exigindo respostas coordenadas entre os setores militar, civil e diplomático.

No campo biológico, Biossegurança e Biodefesa são tratadas por normas como a Lei nº 11.105/2005 (Lei de Biossegurança), a Política Nacional de Preparação e Resposta a Emergências em Saúde Pública e as diretrizes da Convenção sobre Armas Biológicas (1972), que impõem limites éticos e de fiscalização à pesquisa científica sensível. Ao mesmo tempo, tecnologias emergentes como genômica, robótica, inteligência artificial e nanotecnologia oferecem tanto riscos quanto oportunidades para os setores de segurança e defesa nacionais.

À luz do exposto, diferencie os conceitos de Cibersegurança e Ciberdefesa, citando os principais instrumentos normativos brasileiros aplicáveis a cada um deles e indicando como se dá a atuação estatal diante de ciberataques e campanhas de desinformação; e explique os conceitos de Biossegurança e Biodefesa no contexto da proteção nacional, apontando como tecnologias emergentes podem fortalecer a soberania do Estado, mas também ampliar riscos estratégicos.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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