Texto 1
Metade dos trabalhadores aponta o dinheiro como maior causa de preocupação, diz pesquisa
Uma pesquisa da fintech Onze, em parceria com a Icatu, cedida com exclusividade ao G1, mostra que 49% dos entrevistados apontam o dinheiro como a principal fonte de preocupação. O número é maior que temas como saúde (19%), família (15%), trabalho (7%), violência (7%) e política (3%).
O estudo ouviu 8.701 pessoas, que são trabalhadores de carteira assinada (CLT), autônomos (MEI), desempregados, aposentados e funcionários públicos. Os dados revelaram um cenário crítico de falta de planejamento financeiro e sobrecarga emocional.
Dos entrevistados que assinalaram a preocupação com as finanças em primeiro lugar, 61% disseram não ter dinheiro para emergências com saúde, como acidentes, ou para ajudar amigos e familiares.
A pesquisa também revela um agravamento na situação financeira das famílias brasileiras no último ano.
Atualmente, 51% dos entrevistados afirmam que a renda mensal não é suficiente para cobrir os gastos.
Adaptado de: https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/07/01/metade-dos-trabalhadores-aponta-o-dinheiro-como-maior-causa-de
preocupacao-diz-pesquisa.ghtml. Acesso em: 1 jul. 2025.
Texto 2
Estresse financeiro
Quando estamos sob pressão financeira, não são apenas as nossas finanças que estão sofrendo o impacto, mas também várias outras áreas da nossa vida. Desse modo, apesar de o estresse financeiro ter suas raízes na relação com o dinheiro, trata-se também de um fenômeno complexo e multifacetado que pode desencadear uma série de respostas comportamentais e situações que merecem atenção. […]
Mais comum do que imaginamos, portanto, o estresse financeiro ocorre quando uma pessoa se sente sobrecarregada pelas pressões financeiras, levando a preocupações persistentes e incertezas sobre o dinheiro, com impactos negativos na saúde e nas relações interpessoais.
Adaptado de: https://www.gov.br/investidor/pt-br/penso-logo-invisto/estresse-financeiro-causas-consequencias-e-estrategias-de-enfrentamento.
Acesso em: 1 jul. 2025.
Texto 3
71% dos brasileiros trabalham melhor quando estão com as contas em dia, diz pesquisa
71% dos brasileiros afirmam trabalhar melhor quando estão com as contas em dia, segundo uma pesquisa da plataforma Creditas Benefícios em parceria com a Opinion Box. Quando endividados, 64% dos respondentes dizem que não conseguem cumprir demandas básicas da rotina profissional.
No tópico de saúde mental, para 66% dos profissionais entrevistados, os problemas financeiros impactam diretamente, e são comuns situações de estresse, ansiedade e insônia. O estudo foi desenvolvido nas cinco regiões do país, com mais de mil trabalhadores que possuem carteira assinada.
“Os dados mostram o real impacto das dívidas na saúde mental do trabalhador e também em sua produtividade dentro do ambiente profissional. Em um cenário de alto endividamento, é necessário entender como combater esse problema e quais são os processos que podem apoiar o trabalhador na construção de um futuro financeiro mais saudável”, comenta Guilherme Casagrande, Especialista em Educação Financeira.
Adaptado de: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/71-dos-brasileiros-trabalham-melhor-quando-estao-com-as-contas-em-dia-diz
pesquisa/. Acesso em: 2 jul. 2025.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Impactos das dificuldades financeiras dos trabalhadores no desempenho profissional individual”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa dos seus pontos de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A ameaça do novo coronavírus impôs o distanciamento social e provocou mudanças que atingiram também o sistema prisional. No entanto, não impediu a continuidade de boas iniciativas voltadas para a recuperação e ressocialização dos detentos. O Curso do projeto “Maxi Crochê – Tecendo a diversidade” foi concluído neste mês. Entre os participantes estão condenadas por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico, roubo e furto, que hoje se encontram em processo de recuperação e de qualificação, em busca de uma nova vida quando retornarem à liberdade.
“O aprendizado permitiu às participantes descobrir que têm capacidade de construir algo belo, muito diferente do crime, da prostituição e das…
TEXTO 1
Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos de pessoas com 60 anos ou mais
O envelhecimento faz parte da vida e sua proteção é um direito social. Com essas palavras, a Lei nº 10.741/2003 sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Tais reconhecimentos fazem parte do Estatuto da Pessoa Idosa. De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemp…
Texto 1
Mudanças climáticas tornam eventos extremos mais frequentes
O coordenador geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, alerta que as mudanças climáticas estão tornando eventos extremos mais frequentes […]. “Os eventos extremos não podem ser atribuídos, cada um individualmente, às mudanças climáticas, mas o que pode ser atribuído às mudanças climáticas é o aumento da frequência deles. […] Nos últimos anos, os eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes. As mudanças climáticas influenciam de alguma forma tanto na intensidade quanto na frequência de ocorrências”, disse Seluchi…



