Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Meninas têm demonstrado que, ao receberem conhecimento e incentiva, os jovens podem se tornar agentes ativos na política, como exemplificado por Luiza, de 21 anos, que se candidatou a vereadora em São Luis.
Disponível em: https://plan.org.bt/noticias/
para-
Texto 3
O Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013) reconhece o direito dos jovens, entre 15 e 29 anos, a cidadania e à participação social e politica. Esse marco legal estabelece princípios e diretrizes pera as políticas públicas de juventude, visando garantir que os jovens possam se envolver ativamente em ações que beneficiem suas comunidades e o pals.
Disponível em: https://www.planalto.gov.brоvе лю2011-2014/2013/af12852.htm. Acesso em: 19 malo 2025.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da lingua portuguesa, sobre o tema: “Cidadania e juventude: desafios para engajar as novas gerações na vida pública”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa dos seus pontos de vista.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Brasil possui cerca de 548 mil homens e mulheres presas, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ). Esses cidadãos podem ser presos provisórios, condenados, ou ainda podem estar submetidos a medidas de segurança.
O histórico de cada pessoa presa determina onde ela é alojada. O Brasil possui 1478 estabelecimentos penais públicos de diversos tipos. Essas unidades são administradas pelo Poder Executivo, com a finalidade de custódia de sentenciados ou não, mediante determinação do Poder Judiciário.
Fonte: Confira quais são os principais tipos de estabelecimentos penais do Brasil. 15 jan de 2014. https://iddd.org.br/confira-quais-sao-os-principais-…
Texto 1
Hábitos sustentáveis
Hábitos sustentáveis são rotinas de comportamento que visam reduzir os impactos negativos das nossas ações sobre o meio ambiente e a sociedade. Eles envolvem desde escolhas de consumo até práticas de cidadania e solidariedade.
Adotar hábitos sustentáveis é importante para contribuir com o desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Ao adotar hábitos sustentáveis no nosso dia a dia, nós podemos economizar recursos naturais, evitar des…



