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Q446277 | TI - Banco de Dados e TI - Gestão e Governança de TI
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2025

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Ecossistema de Dados pode ser conceituado como um conjunto de relações complexas que se formam entre os atores ou entidades que interagem e direta ou indiretamente consomem, produzem, fornecem dados e outros recursos relacionados.

Segundo o Relatório Dados para uma vida melhor, publicado em 2021 pelo Banco Mundial, o Ecossistema de Governança de Dados de uma nação é a definição da abordagem de Governança de Dados que tem um papel central para o governo (órgãos, entidades, autarquias e fundações do poder executivo federal, órgãos dos poderes legislativo e judiciário, órgãos públicos dos estados e municípios), mas que pressupõe a atuação de entidades da sociedade civil e cidadãos, setor privado, instituições acadêmicas e organizações internacionais.

Esse ecossistema é composto por instituições governamentais e não governamentais, sociedade civil, normas, tecnologia, processos, dados e as interações entre eles. Como existem diferentes missões e visões institucionais, a forma de atuação de cada participante impacta o funcionamento de todo o ambiente, em maior ou menor medida, de acordo com sua influência. Outro fator que afeta este ecossistema é a maturidade do país em relação a este tema. De acordo com o Banco Mundial, a efetividade de um ecossistema de governança de dados, que visa a obtenção do maior valor possível dos dados, está nos três blocos que o constituem: as funções de governança de dados executadas pelas instituições e atores, os papéis realizados pelos intermediários e os fatores de melhoria da performance institucional.

Os processos abrangidos por este ecossistema são a coleta, o processamento, a análise, o compartilhamento, o reuso e o descarte de dados. Devido a heterogeneidade do ecossistema exige-se um alto nível de governança, a fim de obter os impactos positivos e evitar os impactos negativos

Como impacto positivo pode-se exemplificar a maior transparência dos dados e melhora na elaboração de políticas e como impactos negativos exemplificam-se a prática de crimes, vigilância política.

Os benefícios de interagir em um Ecossistema de Dados é obter uma maior qualidade e compartilhamento de dados, troca de experiências, propiciar mais e melhores serviços para sociedade, aumento de oportunidades de negócio, ter reconhecimento da comunidade e maior oportunidade para inovação.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/governanca-de-dados/cartilha-de-governanca-de-dados-ecossistema-de-dados.pdf

Tendo por contexto os conceitos apresentados no texto acima, elabore um texto dissertativo a respeito de Governança de Dados abordando. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

  1. o conceito de governança de dados; [valor: 9,50 pontos]
  2. a diferença entre as funções de governança e gestão de dados; [valor: 9,50 pontos]
  3. a cadeia de evolução de dados e informações; [valor: 9,50 pontos]
  4. o ciclo de vida dos dados, segundo o DAMA-DMBOK. [valor: 9,50 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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