Alcance, magnitude e abrangência da Previdência Social
A previdência social oferece um conjunto abrangente de benefícios monetários e serviços de proteção social, cobrindo múltiplos riscos e vulnerabilidades que surgem ao longo de todo o ciclo de vida das pessoas diretamente (segurados) ou indiretamente (seus dependentes) beneficiárias. Os objetivos principais são a proteção contra a pobreza e a suavização do consumo, mas também busca-se a redução de desigualdades. (…) Em dezembro de 2022, a previdência social registrava cerca de 37,2 milhões de benefícios ativos, sendo 4,9 milhões nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e no Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), e 32,3 milhões no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Esse total inclui tanto os benefícios permanentes, como aposentadorias e pensões, nos RPPS e SPSM, quanto os benefícios permanentes e temporários no RGPS.
A análise dos dados de cobertura previdenciária dos ocupados de 16 a 64 anos no Brasil revela tendências importantes no período de 2021 a 2022. Observa-se uma ligeira redução na taxa de cobertura total, passando de 65,1% em 2021 para 64,8% em 2022. Esta diminuição, embora pequena, reflete mudanças significativas em diferentes categorias ocupacionais.
Os empregadores experimentaram a queda mais acentuada, com a taxa de cobertura diminuindo de 77,1% para 73,7%. Trabalhadores domésticos também viram sua cobertura reduzir de 36,6% para 35,8%, refletindo uma tendência que vem sendo observada desde 2016. Em contraste, os trabalhadores por conta própria mantiveram uma taxa relativamente estável (33,3% para 33,2%) e empregados formais, embora com a maior cobertura, também apresentaram queda (de 79,5% para 78,6%).
Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/beneficiometro/beneficiometro-artigos/previdencia-social/importancia-da-previdencia-social
Considerando a doutrina e a legislação previdenciária e, com base no texto motivador acima:
- Explique de que trata a diferença entre os Regimes Próprios e o Regime Geral de Previdência Social. Além disso, indique quem são os segurados obrigatórios, facultativos e excluídos do RGPS e explique como se dá a filiação e inscrição dos segurados facultativos.
- Comente sobre a manutenção e perda da qualidade de segurado e, por fim, cite um desafio para o sistema de Previdência Social, com base no texto motivador.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Alcance, magnitude e abrangência da Previdência Social
A previdência social oferece um conjunto abrangente de benefícios monetários e serviços de proteção social, cobrindo múltiplos riscos e vulnerabilidades que surgem ao longo de todo o ciclo de vida das pessoas diretamente (segurados) ou indiretamente (seus dependentes) beneficiárias. Os objetivos principais são a proteção contra a pobreza e a suavização do consumo, mas também busca-se a redução de desigualdades. (…) Em dezembro de 2022, a previdência social registrava cerca de 37,2 milhões de benefícios ativos, sendo 4,9 milhões nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e no Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), e…
Maria das Dores, 52 anos, trabalhou durante 25 anos como assistente administrativa em uma empresa de médio porte. Recentemente, foi diagnosticada com tendinite nos ombros e síndrome do túnel do carpo, condições que o médico assistente relacionou às atividades repetitivas e à postura inadequada no ambiente de trabalho. Diante disso, Maria solicitou ao INSS a aposentadoria especial, alegando que suas doenças eram de natureza ocupacional. O Instituto, contudo, solicitou o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) à empresa, que emitiu o documento sem registro de exposição a agentes nocivos.
Considerando a doutrina e a legislação previdenciária brasileira e, com base no caso acima descrito:
Desde 2005, Antônio (nascido em 1960) e Adriana (nascida em 1980) viviam em união estável, relacionamento que gerou o filho Pedro (nascido em outubro/2015). Antônio havia sido casado anteriormente com Tamara, para quem pagava alimentos (ajustados por sentença judicial de Vara de Família e Sucessões, pelo prazo de 10 anos, a contar de maio/2018). A partir de dezembro/2018, Tamara passou a viver em união estável com um rico usineiro da cidade e, em janeiro/2020, foi empossada em cargo público de professora municipal. Já Adriana (que antes trabalhava como doméstica na fazenda de Antônio, mas deixou o emprego após o início do enlace amoroso), a partir de agosto/2020, iniciou relacionamento amoro…



