Para a implementação de um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) em determinada organização, é necessário que ela estabeleça um programa de gestão arquivística de documentos. No documento intitulado Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (e-ARQ Brasil), o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) apresenta diversas diretrizes essenciais para o desenvolvimento de sistemas voltados à gestão arquivística. A metodologia do planejamento e da implantação do programa de gestão arquivística de documentos, conforme o e-ARQ Brasil, é composta por oito passos não lineares (isto é, que podem ser desenvolvidos em diferentes estágios, interativa, parcial ou gradualmente, de acordo com as necessidades do órgão ou da entidade). Esses oito passos são:
• levantamento preliminar de atos normativos, legislação, regimento e regulamento;
• análise das funções, das atividades desenvolvidas e dos documentos produzidos;
• identificação das exigências a serem cumpridas para a produção de documentos;
• análise dos sistemas existentes;
• identificação das estratégias para satisfazer as exigências a serem cumpridas para a produção de documentos arquivísticos;
• projeto do sistema de gestão arquivística de documentos;
• implementação do sistema de gestão arquivística de documentos;
• monitoramento e ajustes do sistema de gestão arquivística de documentos.
Considerando o texto precedente, redija um texto dissertativo a respeito da implementação de programas de gestão arquivística de documentos. Em seu texto, faça o que se pede a seguir.
1 Conceitue gestão arquivística de documentos e apresente seus objetivos. [valor: 7,50 pontos]
2 Cite duas exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão arquivística de documento em relação aos documentos arquivísticos. [valor: 10,00 pontos]
3 Cite duas exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão arquivística de documento em relação ao funcionamento de um SIGAD. [valor: 10,00 pontos]
4 Descreva os objetivos de dois dos oito passos apresentados no texto. [valor: 20,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A função primordial dos arquivos permanentes ou históricos é recolher e tratar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados. Tais arquivos são os responsáveis pela passagem desses documentos da condição de “arsenal da administração” para a de “celeiro da história”, na conhecida acepção do consagrado arquivista francês Charles Braibant. E a chamada teoria das três idades nada mais é que a sistematização dessa passagem.
Heloísa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. FGV editora, 2004, p. 23 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do ciclo vital dos docum…
Redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Ciclo vital dos documentos
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) teoria das três idades documentais e seus respectivos tipos de arquivos; [valor: 9,50 pontos] e
b) movimentação dos documentos entre os tipos de arquivos. [valor: 9,50 pontos]
Entender como a Lei de Acesso à Informação é utilizada pela população é fundamental para sugerir e cobrar do poder público o que deve ser melhorado em termos de transparência.
Com o uso de aprendizado de máquina e classificação manual, a Transparência Brasil analisou mais de dez mil pedidos de acesso à informação recebidos pelo Poder Executivo federal e por outros 33 órgãos das diferentes esferas de poder e níveis federativos. Dos mais de 10 mil pedidos, quase 70% foram classificados pela Transparência Brasil dentro dos temas “controle social” (35%) e “atividade-fim” (34%). A análise permitiu verificar que, em regra, os órgãos públicos não utilizam linguagem clara para se comunicar com os ci…



