João da Silva, 80 anos, aposentado por idade – percebendo rendimento de um salário mínimo –, tem uma casa, único imóvel em seu nome, devidamente registrada, de valor superior à vigésima parte do valor de terreno situado em loteamento previamente aprovado pela Prefeitura Municipal de Cacoal. No local há calçamento, com canalização de águas pluviais e meio-fio; abastecimento de água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública, com posteamento para distribuição domiciliar; escola primária; e posto de saúde, a uma distância máxima de três quilômetros do imóvel; e ruas abertas. O valor venal da casa é inferior a mil Unidades Fiscais de Cacoal – UFC. Ele compareceu à Prefeitura Municipal de Cacoal – PMC, tendo em vista a inscrição em dívida ativa e cobrança dos últimos cinco anos do IPTU do imóvel. Informa-se que, desde a concessão do habite-se do imóvel, e início da cobrança do Imposto Predial, esse é o primeiro contato do aposentado com a Prefeitura. Sendo assim, foi instado o procurador municipal pela Secretaria Municipal de Fazenda do município, para que se manifestasse sobre o seguinte:
I. O IPTU, nos termos do CTM – Código Tributário Municipal:
Qual o seu fato gerador?
Qual sua base de cálculo?
Qual ou quais sua(s) alíquota(s)?
Como se dará seu lançamento?
II. Qual modalidade de não incidência tributária, relativa à situação apresentada? Descreva-a, indicando seus elementos caracterizadores.
III. Do ponto de vista do aposentado, qual o procedimento e qual a periodicidade a serem observados para o enquadramento na situação de não incidência tributária?
IV. São devidos pelo aposentado os valores cobrados pela PMC? Justifique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria recebeu uma correspondência do CORE-ES, pois foi identificada como representante comercial e, por tal motivo, deveria realizar o recolhimento da anuidade do respectivo Conselho. Ela procurou o setor jurídico do órgão para esclarecimentos.
Considerando a situação hipotética, disserte sobre a anuidade cobrada pelo CORE-ES, atendendo aos questionamentos a seguir:
• Qual o conceito de tributo?
• Em que normativo é encontrado, informando-se o número de ordem?
• Qual a natureza jurídica da anuidade do CORE-ES?
• Por que seu pagamento seria obrigatório?
• Qual a importância da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) para o Direito Tributário?
• Quais as espécies de tributo, segu…
Uma das atribuições dos profissionais da Contabilidade é fazer a correta mensuração e registro dos valores decorrentes da tributação das atividades das entidades. Profissionais da Ciência Contábil podem exercer diversas atividades, pois tal ciência tem um amplo leque de oportunidades, dentre as quais está a de auditoria independente. Considere que determinado contador está atuando como auditor independente de entidades de previdência complementar e, portanto, tem um profundo conhecimento da legislação atinente à matéria tributária desse tipo de entidade. Em função do seu amplo conhecimento, ele foi convidado para apresentar uma conferência que tem como público-alvo os contadores das entidade…
José Maria da Silva, Prefeito da cidade de Itajubá, depara-se com a necessidade de realização de uma série de obras para o município, a partir das quais haverá valorização (aumento do valor) dos imóveis do entorno. O problema é a falta de recursos com a atual arrecadação de tributos para promovê-las comum a muitos municípios. Pergunta, o Prefeito, se é possível transferir os custos para a população beneficiada, impondo a ela o encargo das obras a partir da arrecadação de algum tributo. Redija um parecer jurídico acerca de solução tributária para a dúvida do Prefeito, abordando os seguintes tópicos:
a) Quais os tipos de tributos possíveis de instituir no Brasil e quais são os tipos possíveis …



