Para produzir a sua redação, leia atentamente os textos motivadores apresentados a seguir:
TEXTO 1
Sociedade 5.0 e Indústria 5.0: relações e oportunidades
A ideia de Sociedade 5.0 foi lançada pelo governo japonês, em 2016, em seu 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, que tinha por finalidade usar as novas tecnologias para aprimorar as capacidades humanas e promover o bem-estar social e não somente o crescimento econômico. As bases para a Sociedade 5.0 foram desenvolvidas pelo Council for Science, Technology and Innovation (CSTI) e o Keidanren, Japan Business Federation.
A Sociedade 5.0 pode ser definida com uma Smart Society (na verdade uma Sociedade Superinteligente), na qual o espaço físico e o ciberespaço estão integrados para possibilitar o progresso econômico e a resolução dos atuais problemas sociais rumo a uma sociedade centrada no ser humano.
A Sociedade 5.0, tal como ela é preconizada, tem uma forte característica social e ambiental. Dessa forma, ela contribui para tornar uma realidade os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030) da ONU, como também estimular o engajamento das empresas, das instituições e dos governos com os fatores ESG (Environmental, Social, Governance).
A Sociedade 5.0 tem como objetivo aplicar todo o potencial das novas tecnologias, das inovações e da produção industrial para melhorar a qualidade de vida as pessoas. Ela tem como foco a sociedade – e não somente os negócios, que são tanto parte do problema, como parte da solução. A nova ideia de sociedade é suportada por uma série de novos e importantes conceitos, como, por exemplo, Automação, Desmaterialização, Digitalização e Servitization, que pode ser entendido como a oferta de um pacote integrado de produto-serviço para atender às necessidades e desejos dos consumidores.
Inserida nesse contexto está a Indústria 5.0, que, com todo seu potencial de transformação e criação de valor, visa elevar a qualidade de vida e a competitividade de países, indústrias, empresas prestadoras de serviços e instituições, inclusive o governo. Segundo o Council for Science, Technology and Innovation (CSTI) do Japão, os pilares da Sociedade 5.0 e, em consequência, da Indústria 5.0, são os seguintes, conforme observado por João José Giardulli Júnior:
i. Promover ações para criar um novo valor para o desenvolvimento da futura indústria e transformação social;
ii. Responder aos desafios econômicos e sociais;
iii. Reforçar os fundamentos da Inovação Científica e Tecnológica; e
iv. Estabelecer um ciclo virtuoso sistêmico de recursos humanos, conhecimento e capital para inovação.
Assim, o que distingue a Indústria 5.0 é a proposta de um novo modelo de organização industrial e prestação de serviços com foco no ser humano e não exclusivamente na tecnologia.
Retirado e adaptado de: Blog de Gestão estratégica. A Indústria 5.0, a Sociedade 5.0 e a Nova Estratégia dos Negócios.
Herrero Consultoria empresarial. Disponível em: https://herreroconsultoria.com.br/ Acesso em: 14 fev., 2024.
TEXTO 2

Disponível em: https://www.iberdrola.com/talentos/profissoes-do-futuro Acesso em: 14 fev., 2024.
TEXTO 3

Disponível em: https://vanessadesouza.wordpress.com/2012/09/18/
charge-do-dia-trabalho-em-equipe/ Acesso
em: 14 fev., 2024.
A partir da leitura dos textos motivadores apresentados e recorrendo aos saberes edificados em sua trajetória profissional, construa um ensaio dissertativo-argumentativo, na modalidade culta da Língua Portuguesa, sobre o tema “O fazer profissional na era da informação, da conexão e da humanização: desafios, competências e possibilidades”. Elabore seu texto pautando-o em argumentos e evidências, de forma coesa e coerente com o tipo textual solicitado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para produzir a sua redação, leia atentamente os textos motivadores apresentados a seguir:
TEXTO 1
Experimentos falsos
Pesquisadores italianos mostraram que a tecnologia de inteligência artificial que abastece o ChatGPT é capaz de gerar dados falsos de ensaios clínicos para sustentar conclusões de artigos científicos fraudulentos. Em um paper publicado em 9 de novembro na revista JAMA Ophthalmology, o grupo do cirurgião oftalmologista Giuseppe Giannaccare, da Universidade de Cagliari, na Itália, utilizou os recursos do GPT-4, versão mais recente do modelo de linguagem do ChatGPT, associados aos de outro modelo que produz análises estatísticas e visualização de dados, o Advanced Data Analysis…
TEXTO 1
Como construir um Brasil mais leitor?
Pensar o progresso da leitura no Brasil demanda compreender os perfis dos leitores brasileiros, suas formas de aproximação e distanciamento da literatura e as comunidades que são criadas em torno dos livros.
Um meio de entendermos melhor esse cenário são as pesquisas lançadas a partir da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que desde 2001 mapeia o leitorado nacional. Os dados da pesquisa e autoridades na área indicam meios de ponderar sobre as políticas públicas de leitura, o comércio de livros, a condição de formação dos leitores e as comunidades que são construídas em torno das obras do pensamento e da cultura.
Zoara Failla, coordenadora da …
Nosso país foi o que mais recebeu escravos africanos do tráfico, cerca de 5 milhões, e o último do Ocidente a abolir a escravidão. A abolição não foi acompanhada por nenhuma ação no sentido de integrar os afrodescendentes à sociedade brasileira. Dados do IBGE e do Mapa da Violência mostram as estatísticas de cor ou raça no Brasil: os brancos têm maiores salários, sofrem menos desemprego, frequentam mais as universidades; enquanto os negros são os que sofrem mais com o trabalho infantil e com a violência, também são maioria nas cadeias.
Apesar de os afrodescendentes negros e os brancos historicamente não viverem em condições econômicas e sociais igualitárias, a convivência entre eles é aparen…



