O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no âmbito de sua política de modernização administrativa, identificou a necessidade de ampliar o quadro de servidores especializados em gestão de pessoas e inovação em processos administrativos. Essa ampliação visa dar suporte a projetos estratégicos como a transformação digital dos serviços públicos e o fortalecimento da governança nas contratações públicas.
Diante desse desafio, a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI foi incumbida de definir estratégias de recrutamento e seleção para provimento de cargos de direção/gestão. Na fase de planejamento, surgiram debates sobre a pertinência de priorizar servidores já pertencentes ao quadro do Executivo Federal, por meio de movimentações e progressões internas, ou de realizar recrutamento no mercado externo, assegurando diversidade de experiências, para ocupar cargos em comissão.
Além disso, foi necessário refletir sobre quais técnicas de recrutamento seriam mais adequadas para garantir ampla publicidade, transparência e atratividade dos certames, bem como quais técnicas de seleção seriam eficazes para avaliar objetivamente as competências exigidas para atuação em projetos de alta complexidade.
Com base nessa situação hipotética, elabore um texto dissertativo sobre os processos de recrutamento e seleção de pessoas. Em seu texto, atenda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir:
- Diferencie os conceitos de recrutamento interno, recrutamento externo e seleção de pessoas.
- Indique duas técnicas de recrutamento, apresentando suas características e vantagens.
- Indique duas técnicas de seleção de pessoas, apresentando suas características e vantagens.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Para o cumprimento das técnicas do orçamento programa, necessário se faz o desenvolvimento das avaliações quantitativa e qualitativamente das aplicações de recursos nos diversos programas e atividades para execução das políticas públicas definidas no orçamento.
As avaliações envolvem os conceitos contemporâneos de planejamento governamental, destacando‐se a eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e transparência das ações executadas em atendimento às demandas sociais apresentadas e devidamente discutidas e aprovadas na LOA.
Um cidadão, em pleno gozo de seus direitos constitucionais, faz uma denúncia à Controladoria Geral do Estado de São Paulo, afirmando que determinado ente público…
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…
Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre gestão de riscos, atendendo as perguntas abaixo:
- Conceitue gestão de riscos, destacando seus principais elementos (identificação, análise, tratamento e monitoramento).
- Explique a importância da gestão de riscos na Administração Pública, relacionando-a aos princípios constitucionais e à governança.
- Explique o funcionamento do modelo referencial das três linhas de defesa, esclarecendo os papéis e as responsabilidades dos tomadores de riscos e dos principais atores nesse modelo.



