O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no âmbito de sua política de modernização administrativa, identificou a necessidade de ampliar o quadro de servidores especializados em gestão de pessoas e inovação em processos administrativos. Essa ampliação visa dar suporte a projetos estratégicos como a transformação digital dos serviços públicos e o fortalecimento da governança nas contratações públicas.
Diante desse desafio, a Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI foi incumbida de definir estratégias de recrutamento e seleção para provimento de cargos de direção/gestão. Na fase de planejamento, surgiram debates sobre a pertinência de priorizar servidores já pertencentes ao quadro do Executivo Federal, por meio de movimentações e progressões internas, ou de realizar recrutamento no mercado externo, assegurando diversidade de experiências, para ocupar cargos em comissão.
Além disso, foi necessário refletir sobre quais técnicas de recrutamento seriam mais adequadas para garantir ampla publicidade, transparência e atratividade dos certames, bem como quais técnicas de seleção seriam eficazes para avaliar objetivamente as competências exigidas para atuação em projetos de alta complexidade.
Com base nessa situação hipotética, elabore um texto dissertativo sobre os processos de recrutamento e seleção de pessoas. Em seu texto, atenda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir:
- Diferencie os conceitos de recrutamento interno, recrutamento externo e seleção de pessoas.
- Indique duas técnicas de recrutamento, apresentando suas características e vantagens.
- Indique duas técnicas de seleção de pessoas, apresentando suas características e vantagens.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A importância da ética na pesquisa
Há várias razões pelas quais é necessário seguir as normas básicas de conduta científica durante a pesquisa acadêmica. A credibilidade da comunidade científica e a percepção do público para julgar e aceitar novos resultados dependem fortemente da autenticidade dos resultados publicados. É especialmente importante fazer uma distinção clara entre conduta aceitável e inaceitável, especialmente quando seres humanos ou animais estão envolvidos em um estudo. Dada a natureza competitiva da pesquisa, tornou-se cada vez mais desafiador para os cientistas relatar uma pesquisa única e pioneira. No entanto, a prática de divulgar dados incorretos e resultados científico…
A Controladoria-Geral do Estado Alfa, durante auditoria em autarquia estadual, identificou deficiências relevantes no sistema de controles internos, tais como ausência de segregação de funções, inexistência de mapeamento e avaliação de riscos, inexistência de políticas formais para elaboração e revisão de conciliações contábeis, fragilidades na limitação de acesso físico a ativos e ausência de comunicação formal de deficiências para a alta administração. O relatório destacou que a entidade não possui procedimentos documentados para prevenir ou detectar erros, nem mecanismos estruturados de monitoramento contínuo do controle interno.
Considerando as normas de auditoria, as normas aplicáveis a…
A avaliação de impacto de políticas públicas e programas sociais representa um dos maiores desafios para gestores públicos, dada a complexidade de definir e alcançar objetivos coletivos. Esse processo exige a formulação cuidadosa de objetivos, a agregação de preferências individuais e uma extensa coleta de informações, além de reflexão e consulta pública. Objetivos coletivos, uma vez estabelecidos, são formalizados em legislações ou contratos sociais, e programas sociais são criados para induzir as mudanças desejadas, seguindo-se uma teoria de mudança que visa garantir que os benefícios superem os custos.
A eficácia desses programas não se mede apenas pela entrega de produtos, mas também por…



