A Secretaria da Fazenda do Município X está estudando meios de qualificar o seu quadro de pessoal e, para tanto, pretende preparar um cronograma de capacitações a ser cumprido no próximo ano. O objetivo dos gestores da pasta é municiar os servidores públicos com conhecimento aprofundado sobre os impactos da reforma tributária na competência do município para exigir tributos, bem como dotar parte do pessoal de conhecimentos aprofundados de tecnologia da informação, para que sejam capazes de aprimorar a atividade fiscalizatória por meio do uso de instrumentos de inteligência artificial.
A equipe responsável pelas contratações públicas possui algumas dúvidas sobre quais seriam os mecanismos mais adequados para se promover a contratação de cursos dessa natureza. Dentro dos cenários possíveis, foi-se aventada a possibilidade de se contratar cursos de capacitação específicos e direcionados exclusivamente para os servidores da pasta, bem como se procurar, no mercado, cursos já existentes e abertos para o público geral, com cronogramas e programas que atendam o interesse da Secretaria.
Para endereçar o assunto, o Secretário de Fazenda encaminhou à sua Assessoria Jurídica consulta em que questiona i) se é viável contratar serviços de qualificação por inexigibilidade de licitação, ii) se é preciso que, para se tornar possível a contratação por inexigibilidade, não existir outra empresa ou profissionais capazes de prestar os mesmos cursos e iii) de que maneira o processo administrativo de contratação direta, em casos de inexigibilidade, deve ser instruído, bem como deve ser realizada a pesquisa de preços para comprovar a economicidade da contratação, em casos análogos.
O expediente administrativo lhe foi distribuído. Na condição de Procurador(a) do Município, elabore um parecer, contendo as formalidades inerentes a esse tipo de manifestação processual.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Disserte sobre o tema “Controle da Administração Pública”.
No desenvolvimento da dissertação, o candidato deverá discorrer sobre os itens abaixo, de acordo com a ordem proposta.
a. Conceito e abrangência. Controle interno e externo. Prévio, concomitante e posterior. Legalidade e mérito.
b. Controle administrativo. Recursos administrativos: modalidades e efeitos.
c. Controle legislativo. Controle político. Controle financeiro.
d. Controle judicial. Unidade de jurisdição. Abrangência e limites. Judicialização das políticas públicas. Meios de controle.
Entre as alterações promovidas pela Lei 14.230/2021 na Lei de Improbidade administrativa, indique duas que considera mais relevantes na prática da magistratura. Além disso, como o STF fixou teses vinculantes sobre a aplicação das novas regras aos processos em curso, descreva quais foram essas soluções.
Por fim, imagine que um ex-secretário municipal de saúde realizou transferências de vultosos recursos financeiros da sua pasta para uma obscura associação de proteção aos animais, que nunca foi sequer localizada. A ação de improbidade foi ajuizada exclusivamente em face do agente público. O juiz titular acolheu a alegação de prescrição da pretensão sancionatória, mas ainda assim designou audiê…
Determinada entidade da administração pública indireta passou a adotar a gestão eletrônica de processos administrativos em substituição à gestão física, dadas as vantagens possibilitadas por essa mudança.
Agora, essa entidade, uma sociedade de economia mista paulistana, vai organizar um evento e, para prosseguir com a sua viabilização, precisa abrir um processo administrativo eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O SEI é uma ferramenta que viabiliza a criação, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos dentro do próprio sistema, podendo ser utilizado para qualquer tipo de processo administrativo, a exemplo de um processo licitatório.
Ainda, para eventos…



