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Q443796 | Direito Sanitário e Saúde
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025

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A saúde e a segurança do trabalho são pilares fundamentais para a proteção da dignidade humana e para a promoção de condições laborais justas, estando consagradas no artigo 7º da Constituição Federal e em diversas normas infraconstitucionais. Nesse contexto, legislações específicas foram criadas para regulamentar tanto a prevenção de riscos quanto a garantia de direitos trabalhistas relacionados à saúde ocupacional, como os exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais, além da previsão de adicionais ocupacionais e da política de reabilitação e readaptação profissional.

Entretanto, a efetividade dessas normas ainda enfrenta desafios relevantes. A fiscalização insuficiente em alguns setores, a carência de programas estruturados de promoção da saúde, as dificuldades de implementação do Programa de Gestão de Riscos e as lacunas no acompanhamento médico dos trabalhadores revelam obstáculos práticos que fragilizam a proteção conferida pela legislação. Ademais, a concretização da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora exige maior articulação entre órgãos públicos, empregadores e sindicatos, a fim de garantir ambientes laborais saudáveis e seguros.

Nesse cenário, o desafio central consiste em assegurar que as legislações relativas à saúde e à segurança do trabalho sejam aplicadas de modo efetivo, conciliando prevenção de riscos, acompanhamento médico adequado e políticas de proteção social, em conformidade com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da valorização do trabalho.

Considerando a relevância social, jurídica e política das legislações relativas à saúde e à segurança do trabalho no Brasil, redija um texto dissertativo, no qual discorra sobre:

a) os principais obstáculos para a efetividade das legislações relativas à saúde e à segurança do trabalho no Brasil.

b) as medidas que podem ser implementadas para garantir a proteção integral da saúde do trabalhador e a efetiva aplicação das normas de segurança laboral.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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