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Q443332 | Nutrição, Gastronomia e Engenharia de Alimentos
Banca: Instituto ConsulpamVer cursos
Ano: 2025
Órgao: CONAB - COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO
Cargo: Analista

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No contexto do Programa e Plataforma Agro Brasil + Sustentável, instituído pela Portaria MAPA n.º 745, de 20 de dezembro de 2024, uma cooperativa de agricultores familiares da Amazônia Ocidental, conhecida por sua produção sustentável e pelo manejo tradicional de frutos nativos, como o açaí e o cupuaçu, busca ampliar sua participação em mercados formais, incluindo o potencial fornecimento para programas de segurança alimentar. Atualmente, a cooperativa processa esses frutos em polpas congeladas, acondicionadas em embalagens flexíveis de Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) e armazenadas em câmaras frias comunitárias.

Contudo, a distância dos grandes centros consumidores, as flutuações de preços dos insumos (energia para refrigeração), as condições climáticas adversas (altas temperaturas e umidade) e a logística precária de transporte na região limitam severamente a vida útil e a distribuição dessas polpas, resultando em perdas pós-colheita e dificuldades em formar estoques reguladores, o que afeta diretamente a soberania alimentar e a sustentação dos preços para os agricultores.

A cooperativa, em parceria com uma instituição de pesquisa, considera a transição para um novo método de preservação e acondicionamento que permita a dispensa de refrigeração para a polpa de açaí (pH 4,5- 5,0; alta umidade) e a polpa de cupuaçu (pH 3,5-4,0; alta umidade), mantendo suas características nutricionais e sensoriais, e utilizando embalagens que garantam uma vida útil de pelo menos 12 meses sob temperatura ambiente controlada (máx. 30°C).

Considerando o cenário, elabore uma proposta técnica abrangente para a transição do método de preservação e acondicionamento das polpas de açaí e cupuaçu, que atenda aos objetivos de extensão da vida útil em ambiente não refrigerado e à integração nos programas de abastecimento e sustentação de preços, conforme o espírito da Portaria MAPA nº 745/2024.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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