Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga ao tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
O PARADOXO DO EXCESSO DE INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE INTERNET
Coletânea
Texto 1
O excesso de informação nos desinforma do que realmente importa.
Pr. Josué Semeone.
Disponível em: < https://www.pensador.com/frase/MjgwMDYwNQ/>. Acesso em: mar. 2024.
Texto 2
A internet mudou a dinâmica da transmissão de informações, e mais facilmente fatos se misturam com meias verdades e inverdades, já que é um ambiente em que qualquer pessoa tem capacidade de produzir, acessar ou difundir uma heterogeneidade de informações. O que, de um lado, oferece maior democratização do conhecimento, por outro, facilita a disseminação do equívoco.
O jornalista Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP afirma: “A informação é menos abundante que a desinformação”. E ressalva: “A era digital não inventou as notícias falsas, assim como não inventou a desinformação. O livro Protocolos dos sábios do Sião, uma calúnia notória, uma infâmia a serviço do antissemitismo mais baixo, é muito anterior à invenção do computador e, não obstante, promoveu um estrago sem tamanhos. A era digital facilita o fluxo dos relatos, sejam eles bons ou maus. Só isso”.
Disponível em: < https://www.comciencia.br/a-era-da-desinformacao/>. Acesso em: mar. 2024.
Texto 3
Não é verdade que a internet é apenas uma ferramenta. É um utensílio que passa a ser um prolongamento de nosso próprio corpo, de nosso próprio cérebro, que, também de maneira discreta, vai se adaptando pouco a pouco a esse sistema de informa-se e de pensar, renunciando devagar às funções que esse sistema desempenha por ele e, às vezes, melhor que ele. Não é uma metáfora poética dizer que a “inteligência artificial” que está a seu serviço atenção se, apertando as teclas adequadas, as lembranças de que necessito vêm até mim, ressuscitadas por essas diligentes máquinas?
Não é estranho, por isso, que alguns fanáticos da web, como o professor Joe O’Shea, filósofo da Universidade da Flórida, afirmem: “Sentar-se e ler um livro de cabo a rabo não tem sentido. Não é um bom uso de meu tempo, já que posso ter toda a informação que quiser com maior rapidez através da web. Quando alguém se torna caçador experiente na internet, os livros são supérfluos.” O que há de atroz nessa frase não é a afirmação final, mas o fato de o filósofo em questão acreditar que as pessoas leem livros só para “informar-se”. Esse é um dos estragos que vício frenético na telinha pode causar. Daí a patética confissão da doutora Katherine Hayles, professora de Literatura da Universidade de Duke: “Já não consigo fazer meus alunos lerem livros inteiros.”
Disponível em: < https://www.flaviohastenreiter.com/mais-informacao-menos-conhecimento/>. Acesso em: mar. 2024.
Propostas de redação
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A – Artigo de opinião ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O artigo de opinião é um gênero que assume o caráter argumentativo e tem por finalidade expressar o ponto de vista do autor sobre determinada temática a fim de persuadir seu interlocutor. É comum que esse gênero seja veiculado em mídias de comunicação de massa, como jornais e revistas.
Tendo em vista seu papel de cidadão na sociedade, redija um artigo de opinião para um jornal de circulação local a fim de discutir o tema “O paradoxo do excesso de informação em tempos de internet”. Não assine o artigo, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ B – Carta de leitor ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
O gênero carta de leitor manifesta a opinião do emissor sobre assuntos publicados na mídia, como jornais e revistas, dirigindo-se, comumente, ao(à) autor(a) da matéria veiculada, ou ainda ao(à) representante dessa mídia, por exemplo, o(a) editor(a). A carta de leitor possui caráter argumentativo e tom persuasivo na busca de convencer o seu interlocutor sobre o ponto de vista apresentado.
Imagine que você, após ter lido a entrevista de Eugênio Bucci à revista “Comciência”, decida escrever uma carta leitor a fim de comentar o trecho “A informação é menos abundante que a desinformação”. Utilize se dos textos da coletânea como base para delinear sua premissa e defender seu ponto de vista, além do repertório sociocultural adquirido ao longo de sua formação e prática. Não assine a carta, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.
ATENÇÃO
Em qualquer uma das duas propostas que você escolher, o seu texto NÃO deve ser assinado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
PERSISTÊNCIA DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL
Coletânea
Texto 1
II – OS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO
Estudam-se os tipos penais que constituem os crimes contra o …
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga ao tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema:
OS IMPACTOS DA PROPAGAÇÃO DE FAKE NEWS EM TEMPOS DE INTERNET
Coletânea
Texto 1
A mentira existe desde o começo da civilização. O que mudou nos últimos anos, depois da explosão das…



