Texto I
A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica “está ficando sem transformadores” devido à procura por IA
A rede elétrica está começando a sofrer. Não só pela eletrificação dos automóveis, mas também pela enorme procura de inteligência artificial. Elon Musk acredita que este é apenas o começo de uma iminente seca de eletricidade. “A IA ficará sem transformadores em 2025”, disse ele.
Elon Musk lidera a empresa de carros elétricos mais próspera do mundo, que agora está se voltando para a inteligência artificial. A Tesla, além de fabricantes de baterias, telhados solares e até caminhões elétricos, é uma empresa líder em adaptadores de energia. Sua rede de superalimentadores é uma das maiores e mais poderosas do mundo.
O magnata deu uma declaração um tanto polêmica na convenção Bosch Connected World, afirmando que o mundo está ficando sem transformadores por causa da IA. “A computação de inteligência artificial na nuvem parece estar aumentando em um fator de 10 a cada seis meses. Isso não pode continuar em uma taxa tão alta para sempre, mas eu nunca vi nada parecido. A corrida do chip é maior do que qualquer outra corrida do ouro”.
(Disponível em: https://br.ign.com/tech/124980/news/ Acesso em: agosto de 2024.)
Texto II
Atual crise energética
Em 2021, o Brasil enfrentou mais uma crise hídrica. E, novamente, os baixos índices no reservatório forçaram o governo a utilizar as termelétricas para evitar o risco de desabastecimento e apagões.
A consequência na conta de luz foi a criação de uma nova tarifa, chamada de escassez hídrica, para lidar com os custos adicionais dessa geração.
O efeito em cadeia fez com que o preço de inúmeros produtos aumentasse, contribuindo para elevar ainda mais a inflação.
Se compararmos a crise atual com a de 2001, é inegável que houve melhoras na capacidade de geração e transmissão de energia. Mas, sem dúvida, essas resoluções não foram suficientes para resolver a questão. Lembrando que, entre agosto e outubro, os apagões chegaram a ser cogitados novamente.
O cenário só não foi mais drástico porque em outubro os níveis de chuvas vieram acima da média e a expectativa de retomada da economia não aconteceu, com os juros e a inflação se mantendo altos. Por isso, a demanda por energia foi menor.
(Disponível em: https://buzaneli.com.br/crise-energetica-tudo-sobre-o-assunto/ Acesso em: agosto de 2024.)
Texto III
Demanda global crescente por energia elétrica gera alerta para danos climáticos
O mundo precisa de mais eletricidade. Isso significará danos climáticos severos, a menos que algo mude em breve.
Um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia descobriu que a demanda global por eletricidade aumentou 6% em 2021, alimentada por um inverno mais frio e pela dramática recuperação econômica da pandemia.
Isso levou os preços e as emissões de carbono a novos recordes. O crescimento da demanda foi particularmente intenso na China, onde saltou cerca de 10%.
O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, disse que o relatório continha um alerta severo para o futuro.
A eletricidade tem um papel crucial a desempenhar na luta contra as mudanças climáticas, à medida que os países abandonam os combustíveis fósseis e mais carros movidos à bateria chegam às estradas.
(Disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/tirinhas-ambientais-para-reflexao/ Acesso em: agosto de 2024.)
Com base nos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“O desequilíbrio energético diante da crescente demanda mundial.”
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Brasil tem mais de 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar, diz ONU
Um relatório publicado pela ONU nesta quarta-feira (12) mostra que a insegurança alimentar e a fome aumentaram no mundo. No Brasil, 1,5 milhão de pessoas passaram a fazer parte dessa realidade, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros.
O Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar.
Segundo o relatório, são 10 milhões de pessoas desnutridas no país.
No mundo todo, são 735 milhões de pessoas passando fome e 2,3 bilhões em situação de insegurança alimentar.
A insegurança alimentar moderada é…
Texto I
O receio acerca do avanço da inteligência artificial é sempre fomentado pela ausência de conhecimento exato de como essas máquinas funcionam e pela dinamicidade que impera no âmbito científico, o que estimula a insegurança humana acerca de tal acúmulo de experiências. Isso sem falar de Blade Runner (1982), sob a direção de Ridley Scott, que desde a década de 80 suscita imaginários de máquinas replicantes que supostamente existiriam em Los Angeles no ano de 2019.
(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
Texto II
Desafios para a regulação da inteligência artificial no Brasil
A inserção de novas tecnolo…
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…



