Texto I
A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica “está ficando sem transformadores” devido à procura por IA
A rede elétrica está começando a sofrer. Não só pela eletrificação dos automóveis, mas também pela enorme procura de inteligência artificial. Elon Musk acredita que este é apenas o começo de uma iminente seca de eletricidade. “A IA ficará sem transformadores em 2025”, disse ele.
Elon Musk lidera a empresa de carros elétricos mais próspera do mundo, que agora está se voltando para a inteligência artificial. A Tesla, além de fabricantes de baterias, telhados solares e até caminhões elétricos, é uma empresa líder em adaptadores de energia. Sua rede de superalimentadores é uma das maiores e mais poderosas do mundo.
O magnata deu uma declaração um tanto polêmica na convenção Bosch Connected World, afirmando que o mundo está ficando sem transformadores por causa da IA. “A computação de inteligência artificial na nuvem parece estar aumentando em um fator de 10 a cada seis meses. Isso não pode continuar em uma taxa tão alta para sempre, mas eu nunca vi nada parecido. A corrida do chip é maior do que qualquer outra corrida do ouro”.
(Disponível em: https://br.ign.com/tech/124980/news/ Acesso em: agosto de 2024.)
Texto II
Atual crise energética
Em 2021, o Brasil enfrentou mais uma crise hídrica. E, novamente, os baixos índices no reservatório forçaram o governo a utilizar as termelétricas para evitar o risco de desabastecimento e apagões.
A consequência na conta de luz foi a criação de uma nova tarifa, chamada de escassez hídrica, para lidar com os custos adicionais dessa geração.
O efeito em cadeia fez com que o preço de inúmeros produtos aumentasse, contribuindo para elevar ainda mais a inflação.
Se compararmos a crise atual com a de 2001, é inegável que houve melhoras na capacidade de geração e transmissão de energia. Mas, sem dúvida, essas resoluções não foram suficientes para resolver a questão. Lembrando que, entre agosto e outubro, os apagões chegaram a ser cogitados novamente.
O cenário só não foi mais drástico porque em outubro os níveis de chuvas vieram acima da média e a expectativa de retomada da economia não aconteceu, com os juros e a inflação se mantendo altos. Por isso, a demanda por energia foi menor.
(Disponível em: https://buzaneli.com.br/crise-energetica-tudo-sobre-o-assunto/ Acesso em: agosto de 2024.)
Texto III
Demanda global crescente por energia elétrica gera alerta para danos climáticos
O mundo precisa de mais eletricidade. Isso significará danos climáticos severos, a menos que algo mude em breve.
Um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia descobriu que a demanda global por eletricidade aumentou 6% em 2021, alimentada por um inverno mais frio e pela dramática recuperação econômica da pandemia.
Isso levou os preços e as emissões de carbono a novos recordes. O crescimento da demanda foi particularmente intenso na China, onde saltou cerca de 10%.
O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, disse que o relatório continha um alerta severo para o futuro.
A eletricidade tem um papel crucial a desempenhar na luta contra as mudanças climáticas, à medida que os países abandonam os combustíveis fósseis e mais carros movidos à bateria chegam às estradas.
(Disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/tirinhas-ambientais-para-reflexao/ Acesso em: agosto de 2024.)
Com base nos textos motivadores, redija uma dissertação acerca do tema:
“O desequilíbrio energético diante da crescente demanda mundial.”
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Terra está superaquecendo. De acordo com os dados da NASA, a temperatura média em 2020 superou de 1,02 grau aquela do período 1950-1980. O aquecimento global, além de provocar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, desencadeia outras mudanças climáticas, como a desertificação e o aumento de fenômenos extremos, entre os quais furacões, inundações e incêndios: a alteração do clima pode causar danos incalculáveis.
A comunidade científica é unânime em atribuir a causa às emissões antropogênicas de gases de efeito estufa na atmosfera, em particular a partir da época da revolução industrial. O principal entre esses, o dióxido de carbono, provém em grande parte do setor…
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
Internetês é a nova linguagem da internet
A necessidade de escrever mais rápido e de forma dinâmica fez com que a comunicação ganhasse até um nome próprio: o internetês. Diante desse cenário, será que escrever com base em emoticons e abreviações afeta o aprendizado das regras ortográficas?
Para a linguista Camilla Duarte, o falante nativo de língua portuguesa sabe reconhecer a ortografia considerada correta dentro da convenção da escrita e também utilizar a ortografia empregada no internetês. “Somos aptos a lidar com as diversas variações da língua. São mudanças que surgem para preencher algumas lacunas que os novos tempos impõem. O internetês apareceu porque temos menos tempo para n…



