Texto I
Governo de SP bloqueia acesso a redes sociais e streamings em escolas estaduais
O Governo de São Paulo anunciou o bloqueio de aplicativos e plataformas de redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok, e streamings pela internet Wi-Fi e cabeada em ambientes escolares. A medida passa a valer a partir deste segunda-feira, 5 de fevereiro, e visa otimizar o uso da infraestrutura pedagógica.
Em nota ao g1, a Secretaria da Educação comunicou que o objetivo da suspensão do acesso aos apps é “otimizar o uso de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes”.
Ainda, afirmou que o uso das redes sociais e streamings sem fins educativos já é restrito desde 13 de fevereiro do ano passado em salas de aula. Agora, passa a contemplar também ambientes administrativos via cabo de rede (já era restrito via Wi-Fi).
A discussão do uso de aparelhos celulares em salas de aula não é de hoje. Enquanto alguns educadores defendem que os aparelhos podem ser importantes para a divulgação de informações e pesquisa, além de um mecanismo no processo de aprendizado, outros se preocupam que o uso pode atrapalhar o desempenho escolar. Ainda, defendem que o espaço escolar é destinado à socialização.
(Disponível em: https://olhardigital.com.br/2024/02/05/internet-e-redes-sociais/
governo-de-sp-bloqueia-acesso-a-redes-sociais-e-streamings-emescolas-
estaduais/.)
Texto II
Distração com celular atrapalha desempenho de alunos na sala de aula
O uso excessivo de celular na sala de aula atrapalha o desempenho de alunos do Brasil e de outros países, segundo o Pisa 2022, principal avaliação mundial da educação.
Oito em cada 10 alunos brasileiros de 15 anos disseram que se distraem com o uso de celulares nas aulas de matemática.
Outros países como Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Nova Zelândia e Uruguai registraram o mesmo indicador.
Na média dos países da OCDE, são seis estudantes a cada 10 que se distraem com os aparelhos digitais. No Japão, que lidera as primeiras posições no ranking geral, 18% dos estudantes disseram perder a concentração com celulares.
(Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2023/12/05.)
Texto III
Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, a educação é tema central. Ações de disseminação do uso de tecnologia para fins pedagógicos nas redes públicas de ensino fazem parte do conjunto de iniciativas que buscam contribuir para a educação inclusiva e equitativa de qualidade e para a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas.
As evidências da literatura indicam que, em média, a tecnologia tem impacto positivo sobre as práticas educacionais, embora esse efeito varie conforme a tecnologia associada e outros fatores relacionados ao processo pedagógico, bem como em relação à forma de implementação e às realidades locais. Além disso, a infraestrutura tecnológica parece ser mais efetiva quando sua oferta é acompanhada de estratégias complementares, como o oferecimento de recursos educacionais digitais, o fomento de competências digitais e o planejamento para o uso complementar de outras práticas.
Disponível em: https://agenciadenoticias.bndes.gov.br/blogdodesenvolvimento/detalhe/Estudo-analisa-os-
beneficios-da-tecnologia-para-a-educacaode-qualidade-e-os-desafios-para-sua-adocao-no-Brasil/.)
Considerando os textos como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se acerca do seguinte tema:
“Influência da tecnologia no ambiente escolar no século XXI.”
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho: pesquisadores apontam situação endêmica na saúde mental no Brasil
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e dados apontam tendência de crescimento.
Em proposição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, a 342 ª Reunião Ordinária do CNS trouxe dados alarmantes sobre como a ansiedade, o estresse e o suicídio têm afetado a população ativa no Brasil. A mesa “Transtornos mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras…
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…
Texto I
Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as “escolas burguesas”), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo…



