Pedro é motorista de Uber e, como fica muito tempo sentado durante o dia, faz questão de pedalar todas as manhãs. Em uma dessas pedaladas matinais, porém, Pedro caiu em um buraco na rua, que havia sido aberto pela Secretaria de Obras do Município de Jaru. Ao cair no buraco, Pedro quebrou a perna e, por isso, precisou ficar 1 (um) mês inteiro sem trabalhar.
A bicicleta, por sua vez, ficou empenada. E, além disso, a queda ainda deixou uma cicatriz enorme no rosto de Pedro.
A ação cabível foi ajuizada perante a vara competente, e, em sua petição inicial, Pedro pleiteou a reparação de todos os danos sofridos. O Município de Jaru apresentou sua contestação tempestivamente, impugnando todas as alegações do autor. Na fase instrutória, ficou demonstrado, por meio de vídeos e provas testemunhais, que o servidor Ozório, da equipe de manutenção da Secretaria de Obras, havia deixado de sinalizar corretamente a existência do buraco.
Na sentença, o juiz condenou o Município de Jaru a indenizar Pedro por todos os danos sofridos, que totalizaram o valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), com base na responsabilidade objetiva do Município e sua omissão em sinalizar devidamente a existência do buraco, deixando claro que as provas foram incontestes quanto à existência de culpa do servidor.
A sentença transitou em julgado e o Município de Jaru pagou a quantia devida a Pedro.
Munido da sentença transitada em julgado, que atesta que Ozório realmente não havia instalado as sinalizações indicadas para o buraco em que Pedro caiu, o Município de Jaru pede a V.Sa. que elabore a ação cabível para que seja ressarcido.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Suponha que a Prefeitura precise contratar funcionários com nível Médio de escolaridade para exercer cargo efetivo no seu setor administrativo, já que a Administração municipal pretende ampliar de forma permanente o setor visando dar mais celeridade ao andamento dos processos administrativos. Nessa hipótese, responda de forma discursiva:
A) Qual instrumento adequado para realizar essa admissão de funcionários e, se existente, qual o prazo de validade do referido instrumento? (5 pontos)
B) Após quanto tempo este servidor admitido será estável no serviço público, segundo disposição da Constituição Federal? (5 pontos)
C) Quais as formas que atualmente o servidor público estável poderá perder o …
O controle da Administração Pública é tema dos mais relevantes quando o país passa por momentos de crise e sobre o Poder Público recaem as críticas de realizar uma gestão pública ineficiente, com grande desperdício de dinheiro público e baixa geração de resultados percebidos pela sociedade. Sobre o assunto, responda os itens a seguir.
A) Defina o que são controle interno e externo da Administração Pública e como se manifestam. Eles podem coexistir? Justifique. ( 8 PONTOS)
B) Caso a própria Administração Pública identifique vícios em atos administrativos por ela praticados, é possível a revisão deles pela própria Administração? Justifique com base na legislação e na jurisprudência consolidada…



