Discorra sobre a história e a importância da manutenção de metadados das coleções ictiológicas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ferramentas moleculares vem sendo amplamente utilizadas em paralelo ao estudo morfológico dos insetos, com o objetivo de solucionar questões filogenéticas e taxonômicas, além de fornecer suporte a estudos ecológicos ou de conservação. No caso dos insetos aquáticos, especialmente aqueles holometábolos, tais ferramentas têm-se mostrado muito úteis na associação de estágios imaturos — profundamente ignorados na taxonomia — a adultos, que são, de longe, os mais bem estudados. A partir da associação, é possível descrever os estágios imaturos apropriadamente e torná-los identificáveis em espécie, o que pode ser muito útil no desenvolvimento de estudos ecológicos e de biomonitoramento de ambientes …
Delinear corretamente os limites das espécies é crucial para a descoberta da diversidade da vida porque determina se diferentes organismos individuais são ou não membros da mesma entidade. A lacuna na comunicação entre as diferentes disciplinas atualmente envolvidas na delimitação de espécies é um problema importante e negligenciado na chamada “crise da taxonomia”. Para resolver este problema, sugere-se que a taxonomia se torne integrativa, e essa integração é vista como o verdadeiro desafio para o futuro da taxonomia. A “taxonomia integrativa” é definida como a ciência que visa delimitar as unidades da diversidade da vida a partir de perspectivas múltiplas e complementares (filogeografia, m…
Atualmente, a taxonomia integrativa vem sendo muito utilizada em vários grupos de organismos por associar diferentes caracteres, tais como moleculares, morfológicos, citogenéticos, para a delimitação das espécies, tendo sido proposto um protocolo-consenso como um dos passos referentes à integração dos dados. Em face dessa informação, defina e diferencie integração por acumulação e integração por congruência, apresentando também os prós e contras de cada um desses métodos.



