A taxonomia integrativa tem-se expandido como subárea da taxonomia, principalmente nos últimos 10 anos. São frequentes trabalhos que citam abordagens integrativas, atuando com os mais diversos táxons metazoários. Esse tipo de abordagem, muitas vezes, é proposto como solução para problemas que a taxonomia tradicional não é capaz de resolver.
Considerando o crescente uso de abordagens integrativas na taxonomia, defina a taxonomia integrativa e discorra acerca de duas vantagens e de duas desvantagens dessa abordagem para estudos com insetos aquáticos, incluindo exemplos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A principal hipótese evolutiva acerca da origem dos insetos aquáticos inclui múltiplas migrações paralelas independentes de um ambiente terrestre para a água. Isso foi acompanhado de adaptações morfológicas, fisiológicas, comportamentais, entre outras características.
Discorra sobre a evolução das adaptações morfológicas nos táxons de insetos aquáticos que permitiram a esses organismos conquistar com sucesso o ambiente de água doce. Ainda, aborde a diversidade de estratégias utilizadas pelos táxons, incluindo exemplos de estruturas e processos, no que diz respeito às adaptações no sistema respiratório e na locomoção dos indivíduos, seja no estágio adulto, seja no imaturo.
O processo de surgimento de uma nova espécie, conhecido como especiação, é finalizado quando as duas espécies resultantes não reproduzem mais entre si. Quais são os processos de especiação que originam novas espécies? Defina cada um deles.



