Os testes de ancestralidade, cada vez mais populares, têm tornado a prática da genealogia genética um dos principais meios para a construção de árvores genealógicas, buscas por parentes e identificação da autoria de crimes. Essa abordagem, conhecida como genealogia genética investigativa, é utilizada como uma ferramenta de ajuda em investigações para identificação de restos mortais não identificados e autores de crimes violentos. Atualmente, os testes de ancestralidade são realizados por meio da análise de conjuntos de milhares de marcadores genéticos do tipo SNP, o que permite estimar a ancestralidade global do indivíduo analisado, além de detectar regiões compartilhadas entre pessoas que tenham feito o teste.
Quanto maior for o número e a dimensão das regiões compartilhadas, maior será o grau de parentesco entre duas pessoas.
Considerando que o fragmento de texto apresentado seja unicamente motivador, redija um texto dissertativo no qual sejam abordados os seguintes aspectos:
1 conceito de marcadores genéticos do tipo SNP; [valor: 6,00 pontos]
2 a metodologia de análise de SNP e a razão de os marcadores do tipo SNP serem mais apropriados e mais utilizados para análise de ancestralidade e genealogia genética que os marcadores do tipo STR; [valor: 5,00 pontos]
3 o motivo de dois irmãos que não sejam gêmeos univitelinos compartilharem apenas parte dos genótipos entre eles, ou seja, de boa parte dos genomas de dois irmãos apresentarem sequências diferentes apesar de eles serem filhos do mesmo pai e da mesma mãe. [valor: 8,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os testes de ancestralidade, cada vez mais populares, têm tornado a prática da genealogia genética um dos principais meios para a construção de árvores genealógicas, buscas por parentes e identificação da autoria de crimes. Essa abordagem, conhecida como genealogia genética investigativa, é utilizada como uma ferramenta de ajuda em investigações para identificação de restos mortais não identificados e autores de crimes violentos. Atualmente, os testes de ancestralidade são realizados por meio da análise de conjuntos de milhares de marcadores genéticos do tipo SNP, o que permite estimar a ancestralidade global do indivíduo analisado, além de detectar regiões compartilhadas entre pessoas que t…
Equipe de investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) deparou-se com uma situação na qual os parâmetros papiloscópicos e antropométricos não poderiam ser aplicados de modo inequívoco, cabendo, então, a análise do material genético. Nesse caso, para subsidiar a investigação de uma informação válida em conformidade, o ensaio ou exame de perfil do ácido desoxirribonucleico (DNA) deve atender a critérios mínimos.
Tendo como referência a situação hipotética anterior, disserte, de forma justificada, com base em conhecimentos de medicina legal, sobre o princípio elementar da reação em cadeia de polimerase (PCR), comumente utilizada para determinar o perfil de DNA. Em seu texto, abo…



