Texto 1
Energia limpa
A energia está em praticamente todos os lugares à nossa volta. […] Sendo ela uma peça tão importante no cotidiano de um mundo globalizado, o acesso universal à energia, de maneira que não degrade o meio ambiente, é uma das metas na lista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser cumprida até o ano de 2030.
A energia limpa é aquela que não lança poluentes na atmosfera e apresenta um impacto sobre a natureza somente no local da instalação da usina. Ela provém de fontes renováveis, como é o caso das energias: eólica (vento), solar (sol), maremotriz (movimento das marés), geotérmica (calor), hidráulica (água), nuclear (reação nuclear) e biomassa (matéria orgânica).
Adaptado de: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/energia-acessivel-e-limpa/. Acesso em: 10 ago. 2024.
Texto 2
Brasil é referência em energia renovável e sustentável na América Latina
[…]
Recentemente, a Agência Internacional de Energia (AIE), divulgou o relatório ‘Renewables 2023’, que reforçou a liderança do Brasil na América Latina na questão da expansão de energia renovável. […] A energia solar lidera a expansão, seguida pela energia eólica. Os dados do documento consolidam o país como um dos destaques da transição energética no cenário internacional, não apenas pelo ambiente favorável ao investimento, mas também por políticas inovadoras que impulsionam o crescimento das fontes de energia limpa e sustentável.
O relatório da AIE destaca ainda que o Brasil, em conjunto com outras economias emergentes, lidera o crescimento de biocombustíveis, superando a média dos últimos cinco anos em 30%. O documento aponta que o país, isoladamente, contribuirá com 40% da expansão global de biocombustíveis até 2028, respaldado por políticas robustas nesse setor. O uso de biocombustíveis no transporte rodoviário permanece como a principal fonte de nova oferta, respondendo por quase 90% da expansão. Além disso […], no cenário mundial, o Brasil tem uma posição privilegiada em termos de energias limpas e renováveis, com cerca de 50% de nossa matriz energética e 88% de nossa matriz elétrica sendo limpa e sustentável.
Adaptado de: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/dia-da-energia-limpa-brasil-e-referencia-em-energia-renovavel-e-sustentavel-na-america-latina. Acesso em: 09 ago. 2024.
Texto 3
Fontes renováveis atingem 49,1% na matriz energética brasileira

Adaptado de: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/fontes-renovaveis-atingem-49-1-na-matriz-energetica-
brasileira/WhatsAppImage20240620at15.58.12.jpeg/@@images/f98f4c2d-4a20-4599-a2e0-8cb8d1ede42f.jpeg. Acesso em: 09 ago. 2024.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Impactos sociais da expansão de energia renovável no Brasil”.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Muitas pessoas defendem a ideia de que seria melhor viver em outra época: assim, alguns preferiam viver na pré-história, outros na Antiguidade ou na Idade Média, outros nos tempos coloniais e outros nos tempos modernos, cada um defendendo suas ideias com argumentos que apontam vantagens de um determinado momento.
O tema desta redação está centralizado em uma pergunta: Quais são as vantagens ou desvantagens de você viver na atualidade?
Expresse sua opinião a respeito num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial atenção aos argumentos utilizados na defesa de suas opiniões.
Texto 1
Lei Estadual n.º 15.755/2016
Institui o Código Penitenciário do Estado de Pernambuco.
Art. 3.º A execução das medidas privativas da liberdade visa à reparação social pelo crime cometido e deve orientar-se à reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade, preparando-a para conduzir a sua vida de modo socialmente responsável.
§ 1.º A execução das medidas privativas de liberdade também se destina à defesa da sociedade, na prevenção de crimes.
§ 2.º A pessoa privada de liberdade mantém a titularidade dos seus direitos fundamentais, salvo as limitações inerentes ao sentido da condenação e as exigências próprias da respectiva execução.
Texto 2
Foi publicado no Diário Oficial da …
Texto I
A ameaça do novo coronavírus impôs o distanciamento social e provocou mudanças que atingiram também o sistema prisional. No entanto, não impediu a continuidade de boas iniciativas voltadas para a recuperação e ressocialização dos detentos. O Curso do projeto “Maxi Crochê – Tecendo a diversidade” foi concluído neste mês. Entre os participantes estão condenadas por crimes como homicídio, latrocínio, tráfico, roubo e furto, que hoje se encontram em processo de recuperação e de qualificação, em busca de uma nova vida quando retornarem à liberdade.
“O aprendizado permitiu às participantes descobrir que têm capacidade de construir algo belo, muito diferente do crime, da prostituição e das…



