Texto 1
Energia limpa
A energia está em praticamente todos os lugares à nossa volta. […] Sendo ela uma peça tão importante no cotidiano de um mundo globalizado, o acesso universal à energia, de maneira que não degrade o meio ambiente, é uma das metas na lista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a ser cumprida até o ano de 2030.
A energia limpa é aquela que não lança poluentes na atmosfera e apresenta um impacto sobre a natureza somente no local da instalação da usina. Ela provém de fontes renováveis, como é o caso das energias: eólica (vento), solar (sol), maremotriz (movimento das marés), geotérmica (calor), hidráulica (água), nuclear (reação nuclear) e biomassa (matéria orgânica).
Adaptado de: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/energia-acessivel-e-limpa/. Acesso em: 10 ago. 2024.
Texto 2
Brasil é referência em energia renovável e sustentável na América Latina
[…]
Recentemente, a Agência Internacional de Energia (AIE), divulgou o relatório ‘Renewables 2023’, que reforçou a liderança do Brasil na América Latina na questão da expansão de energia renovável. […] A energia solar lidera a expansão, seguida pela energia eólica. Os dados do documento consolidam o país como um dos destaques da transição energética no cenário internacional, não apenas pelo ambiente favorável ao investimento, mas também por políticas inovadoras que impulsionam o crescimento das fontes de energia limpa e sustentável.
O relatório da AIE destaca ainda que o Brasil, em conjunto com outras economias emergentes, lidera o crescimento de biocombustíveis, superando a média dos últimos cinco anos em 30%. O documento aponta que o país, isoladamente, contribuirá com 40% da expansão global de biocombustíveis até 2028, respaldado por políticas robustas nesse setor. O uso de biocombustíveis no transporte rodoviário permanece como a principal fonte de nova oferta, respondendo por quase 90% da expansão. Além disso […], no cenário mundial, o Brasil tem uma posição privilegiada em termos de energias limpas e renováveis, com cerca de 50% de nossa matriz energética e 88% de nossa matriz elétrica sendo limpa e sustentável.
Adaptado de: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/dia-da-energia-limpa-brasil-e-referencia-em-energia-renovavel-e-sustentavel-na-america-latina. Acesso em: 09 ago. 2024.
Texto 3
Fontes renováveis atingem 49,1% na matriz energética brasileira

Adaptado de: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/fontes-renovaveis-atingem-49-1-na-matriz-energetica-
brasileira/WhatsAppImage20240620at15.58.12.jpeg/@@images/f98f4c2d-4a20-4599-a2e0-8cb8d1ede42f.jpeg. Acesso em: 09 ago. 2024.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Impactos sociais da expansão de energia renovável no Brasil”.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Men…
I
O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal. É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
II
A partir do momento em que um município (ou mesmo um estado ou um país) adota uma política ostensiva de mel…



