Texto 1
Saiba como separar o lixo para reciclagem
[…]
A forma mais simples de fazer a reciclagem de lixo doméstico consiste em separar seus resíduos em duas categorias: recicláveis e não recicláveis. O lixo reciclável engloba todos os materiais que podem ser reciclados para voltar ao consumidor de alguma forma, como papéis (papelão, jornal), plásticos, metais e vidros. Cartelas de comprimidos e bandejas de isopor também devem ser descartadas com o reciclável, pois podem se transformar em matéria-prima para blocos da construção civil.
Adaptado de: https://www.tempo.com/noticias/actualidade/dia-mundial-da-reciclagem-2024-desmascaramos-mitos-e-trazemos-a-agenda-com-atividades-para-voce-participar.html. Acesso em: 08 ago. 2024.
Texto 2

Adaptado de: https://www.multirio.rj.gov.br/images/img_2019_05/grafico-Semana-de-meio-ambiente.jpg. Acesso em: 10 ago. 2024.
Texto 3
1 em cada 3 brasileiros que diz ter coleta seletiva não separa o lixo
É quase uma unanimidade: a reciclagem é considerada algo importante para o futuro do país e do mundo por 99% dos brasileiros, segundo pesquisa do Datafolha que investigou a percepção da população e suas práticas cotidianas de separação de resíduos.
Se a escassez de coleta seletiva é um gargalo, já que apenas 32% dos municípios brasileiros têm alguma coleta deste tipo, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), a presença desse serviço também não é garantia de separação de resíduos. A pesquisa aponta que 54% dos brasileiros afirmam ter coleta seletiva onde moram. Mesmo assim, 1 em cada 3 (33%) dos que têm acesso a esse serviço não separa seus resíduos recicláveis em casa. De abrangência nacional, a pesquisa entrevistou 2.010 pessoas em 112 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 13 e 21 de maio. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. “Os dados mostram a necessidade de expansão da coleta seletiva e, ao mesmo tempo, o desperdício desse serviço, que é pago com recursos públicos das prefeituras e nem sempre é aproveitado pela população”, avalia Flávio Ribeiro, consultor em economia circular e conselheiro do Pacto Global da ONU para a área.
Por outro lado, com ou sem coleta, 71% da população brasileira diz separar resíduos recicláveis —51% dizem o fazer sempre, 17%, só de vez em quando e 4%, raramente. Esse engajamento destoa dos dados oficiais sobre reciclagem no país. O Brasil só recicla 4% de seus resíduos sólidos com esse potencial.
Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2024/06/1-em-cada-3-brasileiros-que-diz-ter-coleta-seletiva-nao-separa-o-lixo-aponta-
datafolha.shtml. Acesso em: 08 ago. 2024.
A partir da leitura dos Textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Obstáculos para incorporar a separação de lixo reciclável na rotina dos brasileiros”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa do seu ponto de vista.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Muitas pessoas defendem a ideia de que seria melhor viver em outra época: assim, alguns preferiam viver na pré-história, outros na Antiguidade ou na Idade Média, outros nos tempos coloniais e outros nos tempos modernos, cada um defendendo suas ideias com argumentos que apontam vantagens de um determinado momento.
O tema desta redação está centralizado em uma pergunta: Quais são as vantagens ou desvantagens de você viver na atualidade?
Expresse sua opinião a respeito num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta, dando especial atenção aos argumentos utilizados na defesa de suas opiniões.
TEXTO 1
Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos de pessoas com 60 anos ou mais
O envelhecimento faz parte da vida e sua proteção é um direito social. Com essas palavras, a Lei nº 10.741/2003 sustenta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Tais reconhecimentos fazem parte do Estatuto da Pessoa Idosa. De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemp…
Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Men…



