Texto 1
O alcance do Sistema Único de Saúde
O grande marco da reforma do sistema de saúde brasileiro foi a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, cujo lema era “Saúde, Direito de Todos, Dever do Estado”. A Conferência inaugurou um processo de participação da sociedade civil na decisão sobre as políticas de saúde do país, e seu relatório subsidiou o capítulo referente à Saúde na Constituição Federal de 1988, que definiu a saúde como um direito universal da população brasileira. […]
O real alcance do SUS transborda a oferta de serviços de saúde médico-paciente. O SUS atua no cotidiano de toda a população, promovendo saúde e inclusão social. Seja através de vigilância sanitária em lojas, restaurantes, academias, na garantia de ambulâncias do SAMU para acidentes e emergências, oferta de medicamentos, controle da qualidade da água potável, doação de sangue, órgãos e leite materno, ou até mesmo na regulação e apoio aos serviços oferecidos pelo setor de saúde privados, todos os brasileiros e brasileiras se utilizam e beneficiam do Sistema Único de Saúde.
Esse cenário posiciona o SUS como uma das maiores políticas de redistribuição de renda e enfrentamento às desigualdades no Brasil e no mundo, e que forma a base do sistema de saúde brasileiro. No entanto, seu sucesso e importância não vieram sem desafios. O SUS tem como um gargalo histórico de sua expansão a capacidade de financiamento, e as tendências epidemiológicas e o envelhecimento da população indicam que as demandas por saúde continuarão crescendo no país.
Adaptado de: http://agendamaissus.org.br. Acesso em: 12 maio 2024.
Texto 2
Com mais idosos, será preciso fortalecer o SUS
Dados recém-divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os brasileiros têm destinado parcelas crescentes de sua renda a serviços de saúde e medicamentos nos últimos anos, uma tendência previsível com a transformação demográfica e o envelhecimento da população.
A despesa pública e privada do país com tal finalidade somou 9,7% do Produto Interno Bruto em 2021, ante 8% em 2010. A expansão deve continuar nos próximos anos, visto que em países mais desenvolvidos e com maior proporção de idosos entre os habitantes, como Alemanha, França e Reino Unido, o índice chega a 12% ou mais. Por aqui, no Brasil, o aumento dos gastos no período se concentrou nas famílias – de 4,4% para 5,7% do PIB. Já os desembolsos dos governos federal, estaduais e municipais passaram de 3,6% para 4% do produto.
Os números refletem o sistema híbrido de financiamento da saúde que, na prática, desenvolveu-se no Brasil. Embora disponhamos de um sistema público universal de atendimento, o que sem dúvida é uma conquista civilizatória, estamos longe de poder abrir mão dos recursos privados.
Será necessário fortalecer o SUS para fazer frente à alta esperada da participação de idosos na população. Hoje, homens e mulheres com idade acima dos 65 anos representam perto de 11% dos brasileiros; projeta-se que o patamar de 20% será ultrapassado em 2050, e o de 30% estará próximo em 2070.
Adaptado de: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/04/com-mais-idosos-sera-preciso-fortalecer-o-sus.shtml. Acesso em: 15 maio 2024.
Texto 3
Novo modo de cuidar: SUS vai ampliar acesso da população a profissionais especialistas
O Ministério da Saúde lançou, em 08/04/2024, um ciclo integral de cuidado à população, ampliando a assistência na Atenção Primária – a porta de entrada do SUS, o acesso a especialistas e o SUS Digital

Adaptado de: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/novo-modo-de-cuidar-sus-vai-ampliar-
acesso-da-populacao-a-profissionais-especialistas. Acesso em: 16 maio 2024.
A partir da leitura dos textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Caminhos para fortalecer a saúde pública no Brasil”. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa dos seus pontos de vista.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
Hábitos sustentáveis
Hábitos sustentáveis são rotinas de comportamento que visam reduzir os impactos negativos das nossas ações sobre o meio ambiente e a sociedade. Eles envolvem desde escolhas de consumo até práticas de cidadania e solidariedade.
Adotar hábitos sustentáveis é importante para contribuir com o desenvolvimento sustentável, que é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: o econômico, o social e o ambiental.
Ao adotar hábitos sustentáveis no nosso dia a dia, nós podemos economizar recursos naturais, evitar des…
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…
Texto 1
Metade dos trabalhadores aponta o dinheiro como maior causa de preocupação, diz pesquisa
Uma pesquisa da fintech Onze, em parceria com a Icatu, cedida com exclusividade ao G1, mostra que 49% dos entrevistados apontam o dinheiro como a principal fonte de preocupação. O número é maior que temas como saúde (19%), família (15%), trabalho (7%), violência (7%) e política (3%).
O estudo ouviu 8.701 pessoas, que são trabalhadores de carteira assinada (CLT), autônomos (MEI), desempregados, aposentados e funcionários públicos. Os dados revelaram um cenário crítico de falta de planejamento financeiro e sobrecarga emocional.
Dos entrevistados que assinalaram a preocupação com as finanças em prim…



