Elabore um texto dissertativo-argumentativo, expondo suas ideias sobre o tema proposto. Não se esqueça de criar um título.
Proposta de Redação – Leia o texto a seguir:
O zagueiro Robert Renan foi vítima de racismo nas redes sociais após a eliminação do Internacional na semifinal do Campeonato Gaúcho, na última segunda-feira (25/3). O jogador nascido em Brasília errou, de cavadinha, uma das cobranças na disputa de pênalti que culminou na eliminação do Colorado e recebeu xingamentos tanto na conta oficial do Instagram quanto de usuários no X, antigo Twitter.
Nos comentários, criminosos citaram ofensas como “macaco”, por exemplo. Após a viralização do caso, as publicações foram apagadas e os autores privaram os próprios perfis. Por sua vez, Robert desativou a possibilidade do público comentar nas fotos postadas por ele nas redes sociais. Até o momento, o jogador e o Inter ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido.
Em maio do ano passado, ainda quando atuava no Zenit, Robert denunciou uma série de ofensas racistas após a vitória do Brasil sobre a Tunísia no Mundial Sub-20. Na ocasião, o zagueiro foi expulso e, na saída de campo, foi provocado pela torcida argentina em La Plata. Como forma de resposta, o brasileiro fez o sinal de cinco com a mão, referência aos títulos mundiais do Brasil. Nas redes sociais, criminosos fizeram xingamentos e comentaram no perfil do jovem com emojis de macaco.
A CBF enviou uma representação à Fifa sobre o caso, mas ninguém foi punido. “Lutar sempre, fugir nunca, recuar só se for pra pegar impulso, isso aqui é Brasil!!”, escreveu o defensor na época.
(Fonte: www.correiobraziliense.com.br/esportes/2024/03/6827081-robert-renan-e-vitima-de-racismo-nas- redes-sociais-apos-eliminacao-do-inter.html)
A partir da leitura da notícia e do texto motivador da prova de Língua Portuguesa, elabore uma redação de caráter dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:
De que maneira o poder público e diferentes instâncias da sociedade podem combater o racismo no esporte?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Santa Catarina adere a Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
A Controladoria-Geral do Estado enviou orientações a todos os órgãos e entidades do Governo para que façam um diagnóstico do seu nível de vulnerabilidade em relação à corrupção. A autoavaliação é feita por uma plataforma online chamada e-Prevenção, que permite evidenciar os pontos mais suscetíveis a falhas. A coordenação dos trabalhos é da área de Corregedoria-Geral, responsável pelo combate à corrupção no Estado.
O diagnóstico faz parte do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), ação que está sendo executada pela Rede de Controle com a participação de todos os Estados do Brasil. O PNPC envolve gestores e controlado…
Texto 1
O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal. É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
Texto 2
A partir do momento em que um município (ou mesmo um estado ou um país) adota uma política ost…
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
O Conselho da Justiça Federal e os tribunais regionais federais estão lançando o projeto Justiça federal mais pert…



