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Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q441415 | Português
Banca: FundatecVer cursos
Ano: 2023
Órgao: Pref Rolante - Prefeitura Municipal de Rolante
Cargo: Professor

A-+=
novo
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Elabore um texto dissertativo, de acordo com a proposta abaixo:

Analise os fragmentos a seguir:

TEXTO I

“Mais do que em qualquer outra época, hoje proliferam gêneros novos dentro de novas tecnologias, particularmente na mídia eletrônica (digital). Diante disso, vale indagar-se se a escola deverá amanhã se ocupar de como se produz um e-mail e outros gêneros do discurso do mundo virtual ou se isso não é sua atribuição. Pode a escola tranquilamente continuar ensinando como se escreve cartas e como se produz um debate face a face?” (Marcuschi, 2008, p. 198).

TEXTO II

Quais os gêneros digitais citados na BNCC?

Graphics Interchange Format (GIF)

GIF é uma sigla que já foi eleita “a palavra do ano” pelos dicionários Oxford. A sigla remete tanto à estrutura do conteúdo quanto à extensão do arquivo digital. Trata-se de uma montagem de imagens que se sucedem automaticamente, criando uma espécie de vídeo curto. Geralmente, os GIFs aliam textos verbais e não verbais e tornam a comunicação rápida, eficiente e dinâmica.

Fanfiction

Essa é a comunicação preferida entre fãs e aficionados de literatura e cinema. Fanfiction ou simplesmente fanfic é, na verdade, um novo gênero literário desenvolvido por fãs de personagens de livros, quadrinhos, games, filmes ou séries, que escrevem seus roteiros a partir de narrativas já existentes.

Vlog

Não é por acaso que vlog rima com blog. E sim, você raciocinou corretamente: um gênero deriva do outro! A grande diferença está no formato da publicação, já que o conteúdo do vlog é geralmente um vídeo publicado sobre um tema, e não um texto escrito. O produtor de videoblogues, ou simplesmente vlogs, é conhecido como vlogger ou vlogueiro. Os vlogueiros costumam publicar seus vídeos regularmente, procurando gerar certa expectativa com essa assiduidade entre seus seguidores, que o acompanham em canais pessoais ou em plataformas de compartilhamento de vídeos, como o YouTube.

(Disponível em: escoladainteligencia.com.br/blog/o-que-sao-generos-digitais-e-quais-sao-os-citados-na-bncc/ –
texto adaptado especialmente para esta prova).

Levando em consideração que as informações contidas nos fragmentos acima têm a função de apenas auxiliá-lo a refletir sobre o assunto, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema.

Tendo em vista que a comunicação se dá cada vez mais por meio de plataformas digitais e tecnológicas, discuta sobre a relevância da integração dos gêneros textuais digitais no ensino de Língua Portuguesa, destacando os benefícios dessa prática para o desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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