MGI capacita servidores em gestão de riscos com certificação internacional
Iniciativa reuniu 25 profissionais de órgãos do ColaboraGov e assegura certificação no padrão ISO 31000:2018
“Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou, entre os dias 1º e 5 de setembro, o curso “ISO 31000:2018 – Capacitação em Gestão de Riscos C31000 – Certified ISO 31000 Risk Management Professional”, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. A capacitação foi disponibilizada a todos os órgãos do ColaboraGov e contou com a participação de 25 profissionais das Assessorias Especiais de Controle Interno do MGI, do Ministério da Fazenda, do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Igualdade Racial, além de servidores indicados por órgãos específicos singulares do MGI.
A iniciativa integra o esforço institucional para consolidar a Política de Gestão de Riscos, conduzida pelo Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) do MGI, junto a outras iniciativas da Assessoria Especial de Controle Interno da pasta, já realizadas como o Programa de Mentoria em Gestão de Riscos. “
Disponível em: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/mgi-capacita-servidores-em-gestao-de-riscos-com-certificacao-internacional
Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre gestão de riscos, atendendo as perguntas abaixo:
- Conceitue gestão de riscos, destacando seus principais elementos (identificação, análise, tratamento e monitoramento).
- Explique a importância da gestão de riscos na Administração Pública, relacionando-a aos princípios constitucionais e à governança.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Na gestão do Órgão Público ABC, a fim de promover uma adequada orientação quanto aos objetivos a serem cumpridos para o alcance da visão e da missão organizacional, identificou-se a necessidade de realizar a reformulação do planejamento estratégico.
Ademais, a gestão havia realizado uma análise SWOT sobre o Órgão Público ABC, em que o resultado identificou que a melhor estratégia a ser adotada pelo órgão seria uma estratégia de crescimento.
Foi recomendada, como forma de implementar estratégias adequadas, a elaboração de uma matriz GUT.
Diante da situação hipotética apresentada, responda ao que se solicita a seguir.
- Discorra sobre as quatro dimensões da sigla SWOT.
- Identifique as dimensões …
O processo de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas gera dados e informações necessários para a verificação do desempenho dessas políticas, viabilizando a realização de ajustes ao longo de sua implementação.
Entende-se por acompanhamento/monitoramento o exame contínuo dos processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. Nessa fase, geralmente se utilizam informações mais simples e imediatas sobre a operação e os efeitos de determinada política.
Já a avaliação envolve julgamento, valoração e mensuração da política, para melhorar os processos decisórios e ajustar as linhas de intervenção. Lida com informações mais profundas e detalhadas sobre o funciona…
Situação hipotética:
O município fictício de Santa Aurora, localizado no semiárido nordestino, apresentou nos últimos anos significativa redução da renda per capita e aumento da informalidade após o fechamento de pequenas indústrias locais. Segundo dados do Cadastro Único, cerca de 48% das famílias encontram-se em situação de pobreza ou extrema pobreza. Em 2023, com a reestruturação do Programa Bolsa Família (PBF), o município ampliou o número de beneficiários, alcançando 12.500 famílias, com valores variáveis conforme composição familiar e presença de crianças e gestantes.
Apesar do impacto positivo inicial, a gestão municipal enfrenta dificuldades: inconsistências no preenchimento do CadÚn…



