Texto 1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desempenha um papel fundamental na produção de informações estatísticas e geográficas no Brasil. Suas pesquisas abrangem uma ampla gama de áreas, desde dados demográficos, como população e migração, até indicadores econômicos, como produção industrial e mercado de trabalho. Essas informações são cruciais para o planejamento e a tomada de decisões tanto no âmbito governamental quanto no setor privado, fornecendo uma base sólida para análises e políticas públicas.
Os indicadores do IBGE são utilizados para medir o desenvolvimento socioeconômico do país (…). Além disso, suas pesquisas detalhadas permitem compreender a realidade regional e a diversidade do Brasil, auxiliando na identificação de desigualdades e na formulação de estratégias para promover o crescimento inclusivo e sustentável em todas as áreas do país.
Entre as informações estatísticas, destacam-se as de naturezas econômica (agricultura, indústria, comércio) e sociodemográfica (população, turismo, segurança pública, desigualdade sociais, pessoas com deficiência, tábuas de mortalidade, trabalho, educação, habitação, saúde, rendimento, despesa e consumo, administração pública e participação político-social.
Disponível em: https://www.ibge.gov.br/casabrasil/areas/pesquisas-e-indicadores.html
Texto 2
Riscos de declínio cognitivo são maiores em países mais desiguais
Um estudo publicado na revista científica Nature Medicine indica que o envelhecimento cerebral é acelerado por fatores como instabilidade política, poluição do ar e alta desigualdade social. A pesquisa foi desenvolvida por 41 cientistas, entre eles três brasileiros apoiados pelo Instituto Serrapilheira, instituição privada sem fins lucrativos.
Foram analisados dados de 161.981 participantes em 40 países, incluindo o Brasil. Modelos de inteligência artificial (IA) e modelagem epidemiológica permitiram aos pesquisadores avaliar “diferenças de idade biocomportamentais (BBAGs)”. O termo é usado para medir a diferença entre a idade real de uma pessoa e o que era previsto para sua idade com base na saúde, cognição, educação, funcionalidade e fatores de risco, como saúde cardiometabólica ou deficiências sensoriais.
Para os autores, o estudo desafia uma noção tradicional de que o envelhecimento é influenciado apenas por questões individuais, como genética e estilo de vida.
Disponível em: https://www.geledes.org.br/desigualdade-social-acelera-envelhecimento-diz-estudo-internacional/
Considerando o conceito doutrinário de pesquisa, as abordagens quantitativas, qualitativas e mistas, definição de problema, hipóteses e desenho da pesquisa e, com base nos textos motivadores acima:
- Explique a importância da pesquisa no âmbito das desigualdades regionais e sociais, bem como na área da saúde e relacione com os textos motivadores.
- Indique o principal tipo de abordagem de pesquisa prevista nos textos, bem como possíveis problemas e hipóteses. Por fim, conceitue desenho da pesquisa, com base na doutrina de metodologia da pesquisa e indique sua importância para políticas públicas.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia a seguinte situação hipotética:
Carla é uma mulher trans negra que trabalha como técnica administrativa em um órgão público federal. Apesar de possuir um histórico de bom desempenho, relata ter sido alvo de comentários pejorativos de colegas sobre sua identidade de gênero e aparência. Além disso, o sistema de cadastro funcional ainda exibe seu nome anterior, mesmo após a retificação em cartório. Quando buscou apoio junto ao setor de gestão de pessoas, recebeu como resposta que a instituição “ainda não havia se adaptado” às mudanças. Carla também observa que, nas ações afirmativas internas, a política de igualdade racial e de gênero não contempla de forma específica pessoas trans, limita…
Texto I
Os perfis do CanalGov, institucionais do governo, aparecem em primeiro lugar na plataforma Tik Tok, em segundo lugar no X, antigo Twitter, e em quarto lugar no YouTube. O sucesso do CanalGov se deve ao aproveitamento da receptividade da rede a vídeos com conteúdos explicativos sobre políticas públicas. Esses vídeos, muitas vezes em resposta a perguntas dos próprios usuários, geram interação ao esclarecer dúvidas e promover discussões, o que aumenta o alcance por meio de marcações e compartilhamentos. É cada vez maior o número de pessoas que se informa pelas redes sociais e a comunicação pública precisa se adequar a esse novo contexto.
Adaptado de AGÊNCIA GOV. TV Brasil e Canal Gov se…
Baseado nos fatos narrados, elabore um texto discursivo sobre gestão de riscos, atendendo as perguntas abaixo:
- Conceitue gestão de riscos, destacando seus principais elementos (identificação, análise, tratamento e monitoramento).
- Explique a importância da gestão de riscos na Administração Pública, relacionando-a aos princípios constitucionais e à governança.
- Explique o funcionamento do modelo referencial das três linhas de defesa, esclarecendo os papéis e as responsabilidades dos tomadores de riscos e dos principais atores nesse modelo.



