O termo “síndrome de burnout” foi criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger, em 1974, para dar explicação ao processo de negligência nos cuidados e na atenção profissional aos trabalhadores. Ao longo dos anos, essa síndrome tem se estabelecido como o resultado do estresse laboral crônico, integrado por atitudes e sentimentos negativos. O trabalho da enfermagem envolve vigilância constante, tensão emocional, contato direto com a dor, com o sofrimento e com a morte. Além dessas circunstâncias, muitas vezes, o enfermeiro não tem seu trabalho reconhecido, além de sofrer com a sobrecarga de atividades, a má remuneração e os turnos irregulares. Todos esses agentes podem desencadear um alto grau de estresse que, quando não detectado e tratado, pode se transformar em síndrome de burnout.
Revista Atualiza Saúde. Revista eletrônica de divulgação científica. v. 11, nº 11, 2023 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Impactos do burnout na enfermagem: desafios; consequências; e prevenção
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) fatores organizacionais que contribuem para o desenvolvimento do burnout na enfermagem;
b) impactos do burnout na qualidade do cuidado prestado aos pacientes e à instituição de trabalho; e
c) estratégias que podem ser implementadas para prevenir contra o burnout e promover o bem‑estar dos enfermeiros.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O termo “síndrome de burnout” foi criado pelo psicanalista alemão Herbert Freudenberger, em 1974, para dar explicação ao processo de negligência nos cuidados e na atenção profissional aos trabalhadores. Ao longo dos anos, essa síndrome tem se estabelecido como o resultado do estresse laboral crônico, integrado por atitudes e sentimentos negativos. O trabalho da enfermagem envolve vigilância constante, tensão emocional, contato direto com a dor, com o sofrimento e com a morte. Além dessas circunstâncias, muitas vezes, o enfermeiro não tem seu trabalho reconhecido, além de sofrer com a sobrecarga de atividades, a má remuneração e os turnos irregulares. Todos esses agentes podem desencadear um …



