A comunicação é um dos esteios da realidade humana e representa o eixo central na manutenção da vida em sociedade. O estudo da comunicação implica não só a abordagem teórico‑prática, mas o estudo da cultura na qual se integra, as formas e os métodos de aquisição e, também, o meio ambiente em que se instaura.
Entende‑se, também, o design como linguagem que funciona, no processo de comunicação, como enunciador, cuja enunciação se compõe de relações ontológicas, históricas, atributos simbólicos, materiais, técnicos, etc., e revela um caráter dinâmico como participante da construção e da reconstrução permanente das visões do mundo.
O design é um signo de comunicação que reflete a evolução humana, funcionando como um elemento de leitura inserido em um processo interdisciplinar de aquisição de conhecimento. Essa dinâmica estabelece uma relação de troca entre criador e público. Os estudos da mídia visual atuam como agentes transformadores do meio social, ao mesmo tempo em que refletem a organização dessa mídia e de seus sistemas simbólicos.
PRESAS, Patricia P., PRESAS, Joaquin F. Publicidade e design: uma integração possível. Um estudo sobre a
interdisciplinaridade entre os cursos de Comunicação Social e Design. Unirevista, vol. 1, nº 3, 2006 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
O design na comunicação social: uma análise crítica
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) relação entre os elementos visuais e a mensagem transmitida;
b) papel do design na criação de identidades visuais e na construção de marcas; e
c) importância da acessibilidade e da inclusão no design para uma comunicação mais efetiva.
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